sábado, janeiro 17, 2026
InícioDestaquesPF de Campinas incinera mais de quatro toneladas de drogas apreendidas em...

PF de Campinas incinera mais de quatro toneladas de drogas apreendidas em operações no Aeroporto de Viracopos

A Polícia Federal de Campinas incinerou, na tarde desta quinta-feira (30), 4,5 toneladas de drogas e outras substâncias ilícitas, resultado de apreensões realizadas ao longo de 2023 e 2024 em operações de combate ao tráfico. A queima ocorreu em uma indústria de Nova Odessa (SP), sob rígidos protocolos de segurança e com acompanhamento da Vigilância Sanitária.

Entre os materiais destruídos estavam cocaína, maconha, haxixe, MDMA (ecstasy), além de anabolizantes e medicamentos controlados. As substâncias foram apreendidas em 243 ocorrências investigadas pela Polícia Federal, sendo 80% delas registradas em 2024.

Parte das drogas é proveniente da atuação conjunta com a Receita Federal, durante a fiscalização de encomendas postais, enquanto outra parcela foi apreendida em prisões em flagrante durante inspeções de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, no âmbito das operações Sentinela (2023) e Portão Oito (2024).

A ação faz parte da execução contínua do plano estratégico de repressão ao tráfico ilícito de drogas, reforçando o compromisso da Polícia Federal com a redução da oferta de entorpecentes e o enfrentamento ao crime organizado.

Esta foi a segunda incineração realizada pela PF de Campinas em 2025.