Polícia Federal deflagra Operação Cadeia Alimentar II e cumpre 57 mandados judiciais em 27 municípios paulistas
Quatro pessoas de Paulínia amanheceram nesta terça-feira (26), com a Polícia Federal na porta de casa para busca e apreensão de documentos, computadores e celulares, dentro da Operação Cadeia Alimentar II.
A PF deflagrou a operação para apurar irregularidades em procedimentos licitatórios e desvio de verbas relacionados à compra de merenda escolar de aproximadamente 50 municípios do Estado de São Paulo.
Policiais federais deram cumprimento a 57 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão temporária, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto/SP.
As medidas executadas hoje visam coletar elementos que complementem as informações obtidas em colaboração premiada formalizada por dois investigados junto a Polícia Federal e Ministério Público Federal, após terem sido alvos na primeira fase da investigação (Operação Cadeia Alimentar – maio/2018).
Entre os alvos da operação estão empresários, lobistas, servidores e ex-servidores públicos, uma vereadora, ex-prefeitos, secretários e ex-secretários de Governo. Os mandados de buscas estão endereçados à residências, empresas, três prefeituras e uma Câmara dos Vereadores.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa (art. 2 da lei 12850/13), fraude à licitações (art. 90 da lei 8666/93), falsidade ideológica, corrupção ativa, prevaricação e corrupção passiva (artigos 299, 317, 319 e 333 do Código Penal) cujas penas, somadas, podem chegar a 28 anos de prisão.
Mandados da Operação Cadeia Alimentar II nas cidades da região metropolitana de Campinas:
– Americana (3 mandados prisão e 3 busca/apreensão);
– Atibaia (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);
– Campinas (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão);
– Paulínia (4 mandados de busca/apreensão);
– Sumaré (1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão).