Na manhã desta sexta-feira (21), policiais civis da Delegacia de Polícia Civil de Paulínia, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Campinas cumpriram 21 mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária com o objetivo de combater o comércio de drogas ilícitas na região. Somente em Paulínia foram cumpridos 16 mandados.
Os agentes realizavam há 4 meses, investigações com o objetivo de combater à venda de drogas em cidades da região, quando descobriram que imóveis nessas cidades estavam sendo utilizados para o armazenamento de entorpecentes. Elas permitiram a colheita de provas suficientes para se obter os 28 mandados.
A operação é resultado de uma investigação iniciada pela delegacia de Paulínia e contou com policiais civis de toda a região de Campinas, com apoio das 5 seccionais que compõem o Deinter-2 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior).
A ação faz parte de uma apuração desenvolvida pela Delegacia Civil de Paulínia, com o objetivo de identificar e prender integrantes de quadrilhas que se estruturaram para movimentar milhares de centenas de quilos de drogas.
Segundo o Delegado de Polícia de Paulínia, Rodrigo Galazzo, a maioria da prisão dos envolvidos, aconteceu quando a equipe realizava a transferência de drogas entre as bases operacionais da quadrilha. “São grupos especializados, com toda uma divisão de tarefas”, explicou o delegado.
Além disso, os investigadores localizaram e apreenderam documentos, notebooks, motos que seriam usadas na entrega de entorpecentes, cadernos, celulares, pistola, e munições no local.
Em uma das casas de um dos detidos, em Sumaré, os policiais encontraram um porão usado para ser esconderijo e depósito de drogas. A entrada desse local ficava em um piso falso.
Até às 9h a polícia prendeu quatro pessoas. Elas foram presas em flagrante por receptação e tráfico de drogas. A Polícia Civil ainda investiga a participação de outros suspeitos.
40 equipes
Conforme o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-2), a operação foi coordenada por Paulínia e contou com apoio de 40 equipes – cerca de 120 pessoas – da Polícia Civil e de guardas municipais da região com canil. Todas as unidades da Civil de Campinas cederam equipes, além das seccionais de Bragança Paulista, Jundiaí e Mogi Guaçu.
Os mandados
– Paulínia – 16 mandados de busca e apreensão e todos os de prisão: três homens e uma mulher já haviam sido presos até as 9h.
– Santa Bárbara d’Oeste – 2 mandados de busca e apreensão.
– Sumaré – 2 mandados de busca e apreensão.
– Campinas – 1 mandado de busca e apreensão.