Início Destaques Polícia Civil identifica autores de ameaças em escolas de Paulínia

Polícia Civil identifica autores de ameaças em escolas de Paulínia

Delegado Titular da Polícia Civil de Paulínia, Roney de Carvalho Barbosa Lima | Crédito foto: Live Paulínia

A Polícia Civil de Paulínia ‘prendeu’, na manhã desta segunda-feira (17), dois jovens por ameaçar atacar a Escola Estadual Profa. Adélia Cristina Borgato Grys, no bairro São José e a EMEF José Dalmo Fairbanks Belfort de Mattos, no bairro Morro Alto. Segundo a polícia, eles eram os mentores dessa onda de desinformação que tem gerado apreensão entre os pais.

De acordo com o Delegado Titular da Polícia Civil de Paulínia, Roney de Carvalho Barbosa Lima, em entrevista ao Live Paulínia, a polícia civil recebeu na semana passada, duas denúncias de ataques violentos contra escolas públicas.

Em ambos os casos, indivíduos até então desconhecidos ameaçaram realizar atentados com uso de facas, machados e armas de fogo contra alunos, professores e funcionários de ambas as escolas.

“A prisão é fruto do trabalho dos investigadores diante dos boatos relativos a ataques, que têm tomado conta das redes sociais e grupos de conversas. A Delegacia está atuando e existe um trabalho de inteligência forte que está monitorando e acompanhando essas ameaças”, disse o delegado.

De imediato, a fim de ser apurada os autores e impedir tais atos, foi instaurada Medida Cautelar e a Polícia Civil representou perante o Poder Judiciário pelo afastamento dos sigilos telemáticos (redes sociais) dos perfis ameaçadores, e assim, foram obtidos dados cadastrais de duas residências de onde foram criados os perfis e representou-se pela autorização de busca domiciliar.

A unidade da Polícia Judiciária promoveu nesta manhã (17), operação para cumprimento dos mandados, sendo um adolescente encontrado na residência e outro no próprio estabelecimento de ensino ameaçado, sendo ambos conduzidos ao Plantão Policial para as providências necessárias.  

Os adolescentes responderão a procedimento de apuração de ato infracional em analogia ao delito de apologia ao crime ou criminoso e contravenção de falso alarme.

Após ouvidos, foram entregues aos responsáveis legais, mediante assinatura de termo de compromisso. Segundo a polícia, não foi encontrado nenhum material que pudesse ser utilizado de forma violenta.