quinta-feira, janeiro 22, 2026
InícioDestaquesPolícia Federal deflagra operação contra fabricação e envio de cédulas falsas pela...

Polícia Federal deflagra operação contra fabricação e envio de cédulas falsas pela internet

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Sem Lastro, com o objetivo de combater a fabricação e a distribuição de cédulas falsas em todo o território nacional. A ação é resultado de investigações que identificaram a atuação de um grupo criminoso com base no litoral paulista.

De acordo com a PF, dois suspeitos residentes na Baixada Santista teriam montado um laboratório clandestino para a produção de notas falsas. As cédulas eram comercializadas pela internet e enviadas a compradores de diversas regiões do país por meio do serviço postal dos Correios.

Durante o curso das investigações, os policiais federais apreenderam mais de 20 encomendas contendo cédulas falsas, que já haviam sido despachadas pelos suspeitos. O material reforça os indícios de que o esquema possuía alcance nacional.

Na operação desta quinta-feira, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Segunda Vara Federal de Jundiaí, contra investigados residentes nos municípios de Santos e Praia Grande, no litoral de São Paulo.

A Polícia Federal alerta que tem sido crescente a comercialização de cédulas falsas por meio da internet e destaca que não apenas os fabricantes, mas também os compradores podem ser responsabilizados criminalmente. O crime de moeda falsa está previsto no artigo 289, §1º, do Código Penal, com penas que podem chegar a até 12 anos de prisão.

As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.