Início Destaques Policiais militares participam de curso de direção defensiva no Sambódromo de Paulínia

Policiais militares participam de curso de direção defensiva no Sambódromo de Paulínia

O objetivo é preparar o policial militar para melhor atender a população. Em Paulínia, todos os anos são realizados cursos de direção defensiva para vários Batalhões da Polícia Militar, que exige precisão e habilidade

VOCÊ está numa viatura com colete à prova de balas, pernas e braços levemente flexionados na posição certa ao volante. Começa a dirigir e tem que ziguezaguear por alguns obstáculos que podem ser pessoas, carros ou postes. Primeiro devagar, depois mais rápido.

Estaciona em uma garagem, mas recebe um chamado e tem que sair imediatamente. Dá a ré e se vê em uma emboscada: o “inimigo” vem em sua direção. Então sai de ré e contorna mais obstáculos. Depois de sair daquele local, estaciona em outra garagem. Outro chamado.

Desta vez você deve fazer curvas abertas em alta velocidade sem perder a estabilidade da viatura. Passa por ruas estreitas e curvas fechadas até chegar ao endereço indicado. Após tantas curvas e correria, o estômago começa a reclamar e o labirinto vai ficando fraco. A preocupação maior: as vidas que você leva e as que você deve preservar ao dirigir em alta velocidade.

Antes de assumir a direção, os alunos recebem instruções de ergonomia (postura), para que aprendam a dirigir na posição correta. Depois seguem para os exercícios de Slalow, que consistem em ziguezaguear os cones colocados na pista.

Essas são as situações vividas pelos policiais militares que querem se tornar motoristas da PM e para isso precisam fazer o curso de Técnicas de Direção Policial Preventiva, oferecido pela 4ª CIA do 8º BPM/I da Polícia Militar de Paulínia, que aconteceu no Sambódromo Floriano Ferreira Dóia, no Complexo Cultural e Turístico Parque Brasil 500, em Paulínia.

O objetivo é preparar o policial militar para melhor atender a população, onde a responsabilidade de quem dirige a viatura é muito grande, pois ele tem não só o volante nas mãos, mas a vida dos companheiros e das pessoas que estão na rua. . Em Paulínia, todos os anos são realizados cursos de direção defensiva para vários Batalhões da Polícia Militar.