Início Notícias Cidades População Paulinense vê área cultural cair no esquecimento

População Paulinense vê área cultural cair no esquecimento

Apesar da grande insatisfação dos moradores, o imponente Teatro Municipal de Paulínia, ainda, é referência no Brasil

32% dos moradores de Paulínia estão insatisfeitos com a Cultura do município

Um dos piores índices de satisfação em cultura da Região Metropolitana de Campinas, a RMC. Hoje, apenas 23% da população de Paulínia apoia a Cultura da cidade, enquanto que 32% dos moradores estão insatisfeitos. Os números fazem parte do relatório do primeiro trimestre de 2018 da Indsat, os Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos.

Os dados revelam ainda que grau de reprovação chega a 32% e quase metade da cidade (43%) consideram o setor cultural paulinense regular. Ainda assim a cidade conquistou 554 pontos e Grau Médio de Satisfação pelos critérios Indsat de pontuação e ranqueamento.

A pesquisa também apontou o perfil dos moradores menos satisfeitos com a área cultural de Paulínia: 37% dos entrevistados com Ensino Médio avaliaram o setor de forma negativa. A reprovação é ainda menor entre a faixa etária de 16 a 30 anos de idade.

O índice de satisfação vem caindo pouco a pouco desde o início da gestão do prefeito Dixon Carvalho, do PP. No início de 2017, Paulínia havia registrado 576 pontos em Cultura. Nesse mesmo período, o crítico de cinema Rubens Azevedo Ewald Filho havia deixado o cargo de secretário de Cultura de Paulínia após assumi-lo em janeiro. Foram apenas 82 dias de uma ‘suposta esperança’ para a cultura paulinense. E nada mais.

A gestão municipal havia alegado que o crítico e roteirista haviam pedido desligamento por questões pessoais. A pontuação Indsat se manteve no levantamento seguinte, mas começou a cair no 3º trimestre.

A cidade fechou 2017 com 43% de reprovação no setor. Atualmente, a Secretaria de Cultura é comandada por Janaína Padovani, a 14 meses e 26 dias à frente da pasta, após ficar 3 meses na Secretaria de Planejamento Urbano e Controle Urbano, a SPCU.

O espaço da Companhia de Dança Municipal no Paulínia Shopping e amplo e possui sala com mais de 100 metros quadrados, além de espelhos e barra para os exercícios.

Sem resposta
Contatada pelo Notícias de Paulínia (www.noticasdepaulinia.com.br), a Secretaria de Cultura e a  assessoria de imprensa de Paulínia não emitiram posicionamento até a publicação desta reportagem.

Com informações e dados do Indsat.