Início Notícias Cidades Por meio de Decreto, Dixon reduziu transporte universitário em 2018

Por meio de Decreto, Dixon reduziu transporte universitário em 2018

Esta acontecendo

Empresa Viação Novo Horizonte é responsável pelo transporte de alunos do ensino  universitário e técnico de Paulínia para outras cidades desde fevereiro de 2013

O prefeito Dixon Carvalho (PP) reduziu em 2018 o transporte gratuito para estudantes universitários e de cursos técnicos, oferecido há anos pela Prefeitura de Paulínia, conforme Decreto nº 7.236, de 20 de dezembro de 2017, publicado no Semanário Oficial do Município, edição 1.285 do dia 21 de dezembro (confira aqui http://www.paulinia.sp.gov.br/uploads/semanarios/1285.pdf).

Dixon determinou uma série de medidas que elimina consideravelmente o transporte gratuito para moradores paulinenses em cursos universitários de graduação, tecnólogos e ensino técnico profissionalizantes de nível médio, cujo benefício será concedido somente para cursos que não existentes no Município, para casos de não haja vagas para o curso pretendido e só serão atendidos apenas os itinerários com raio de até 50 quilômetros ao redor de Paulínia, já a partir de 2018.

Mesmo assim, para utilizar o transporte escolar,  o estudante tem que ter no mínimo 5 anos de residência comprovada no Município; possuir renda per capita de no máximo dois salários mínimos por indivíduo que compor o grupo familiar e comprovar no mínimo quatro dias/aula semanais, ou seja, 75% de frequência comprovada a cada semestre, por meio de declaração expedida pela Instituição de Ensino.

Para os beneficiários atuais serão mantidos até o final dos cursos que participaram no exercício de 2017, exceto se forem suspensos do transporte gratuito ou se os itinerários apresentarem ocupação inferior a um terço ou, ainda se os veículos apresentarem vagas disponíveis para a ocupação. Já os itinerários que apresentarem ocupação inferior a um terço dos ônibus serão eliminados e os estudantes transferidos para itinerário similar.

Caberá a Secretaria Municipal de Transportes (SMtrans), a análise dos documentos apresentados pelos estudantes, após cadastro perante a Secretaria de Assistência Social.

 

Alunos atendidos em 2017
Em 2017, a Secretaria de Transportes atendeu com o transporte escolar aproximadamente 2.5 mil alunos de cursos técnicos, tecnólogos e universitários, matriculados em quase 59 universidades, faculdades ou colégios técnicos de 12 cidades da região, atendidos por quase 50 ônibus e microônibus.

A Prefeitura de Paulínia foi procurada, via e-mail, mas não se pronunciou.