Os proprietários dos 74.772 mil veículos de Paulínia, segundo levantamento do Detran-SP, estão sofrendo com a falta de combustíveis nos postos paulinenses. Desde sexta-feira (24), postos começaram a ser sorteados para receber os produtos (gasolina, etanol e diesel).
Deste total 29.450 mil unidades, ou seja, 39,41% são veículos movidos apenas a gasolina e 29.344 mil carros são flex (gasolina e etanol), enquanto 4,85% ou 3.625 mil são movidos apenas a etanol. Os demais são veículos com motor a diesel, GNV, gás metano ou os elétricos.
As filas se tornam enormes e quilométricas, além de várias horas para conseguir até 20 litros. Após brigas nas bombas, galões passaram a ser proibidos.
Hoje, segunda-feira, dia 28, os postos de Paulínia contemplados com combustíveis foram: o Maioral Petrobras (Jardim Itapoan) e o Auto Posto Beira Rio (Jardim Fortaleza), ambos localizados na Avenida José Paulino.
O Posto Maioral, em frente a Velório Municipal, abasteceu das 5 às 6h somente funcionários públicos da área da saúde e da segurança pública. Após o horário o abastecimento foi liberado em geral. A fila alcançou 12 quadras, adentrando ao bairro Santa Terezinha. Galões estavam proibidos e limite de 20 litros ou até R$ 100 reais por veículo.
O Auto Posto Beira Rio, no Jardim Fortaleza, ao lado da ponte do Rio Atibaia, também foi beneficiado com combustível. À tarde, por volta das 13h, ele operava só com álcool. A fila, em linha reta, chegou a Igreja São Bento.
Domingo, dia 26
Ontem, domingo (27), foi o Auto Posto Kron BR Petrobras, na Avenida José Paulino, com cruzamento com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Nova Paulínia foi o beneficiado. A fila chegou na ponte do Rio Atibaia, além do contorno na rua São Bento, Café Filho e Brasília. Cada motorista tinha direito a 20 litros ou até R$ 100. Encher galões estava proibido. O combustível acabou por volta das 4 da madrugada.
Sábado, dia 26
No sábado, o auto Posto Ipiranga (Servicar), na Vila Bressani e o e Auto Posto Novo Jardim, no Parque Brasil 500 foram os beneficiados com gasolina e etanol. Filas grandes, e princípio de bate-boca, entre os próprios motoristas. Galões foram liberados até certo horário e depois foi banido dos dois postos.
Greve na refinarias
A rotina do cidadão paulinense foi alterada com a paralisação dos caminhoneiros e sem previsão do término. Quarta-feira, dia 30, os petroleiros param por 72h em todo o Brasil, inclusive da Refinaria de Paulínia, a Replan, a maior do sistema Petrobras.

22% da gasolina produzidos no país saem de Paulínia
Por dia, a Replan processa até 434 mil barril/dia, é responsável por aproximadamente 20% da capacidade de refino de petróleo da Petrobras e atende cerca de 25% do mercado brasileiro de derivados, principalmente o interior paulista e centro-oeste do país, ou seja, 25% do diesel e 22% da gasolina produzidos no país saem de Paulínia.