sábado, julho 27, 2024
InícioCidadesPostos de Paulínia são ‘sorteados’ para receber combustível

Postos de Paulínia são ‘sorteados’ para receber combustível

Os proprietários dos 74.772 mil veículos de Paulínia, segundo levantamento do Detran-SP, estão sofrendo com a falta de combustíveis nos postos paulinenses. Desde sexta-feira (24), postos começaram a ser sorteados para receber os produtos (gasolina, etanol e diesel).

Deste total 29.450 mil unidades, ou seja, 39,41% são veículos movidos apenas a gasolina e 29.344 mil carros são flex (gasolina e etanol), enquanto 4,85% ou 3.625 mil são movidos apenas a etanol. Os demais são veículos com motor a diesel, GNV, gás metano ou os elétricos.

As filas se tornam enormes e quilométricas, além de várias horas para conseguir até 20 litros. Após brigas nas bombas, galões passaram a ser proibidos.

Hoje, segunda-feira, dia 28, os postos de Paulínia contemplados com combustíveis foram: o Maioral Petrobras (Jardim Itapoan) e o Auto Posto Beira Rio (Jardim Fortaleza), ambos localizados na Avenida José Paulino.

O Posto Maioral, em frente a Velório Municipal, abasteceu das 5 às 6h somente funcionários públicos da área da saúde e da segurança pública. Após o horário o abastecimento foi liberado em geral. A fila alcançou 12 quadras, adentrando ao bairro Santa Terezinha. Galões estavam proibidos e limite de 20 litros ou até R$ 100 reais por veículo.

O Auto Posto Beira Rio, no Jardim Fortaleza, ao lado da ponte do Rio Atibaia, também foi beneficiado com combustível. À tarde, por volta das 13h, ele operava só com álcool. A fila, em linha reta, chegou a Igreja São Bento.

Domingo, dia 26
Ontem, domingo (27), foi o Auto Posto Kron BR Petrobras, na Avenida José Paulino, com cruzamento com a Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Nova Paulínia foi o beneficiado. A fila chegou na ponte do Rio Atibaia, além do contorno na rua São Bento, Café Filho e Brasília. Cada motorista tinha direito a 20 litros ou até R$ 100. Encher galões estava proibido. O combustível acabou por volta das 4 da madrugada.

Sábado, dia 26
No sábado, o auto Posto Ipiranga (Servicar), na Vila Bressani e o e Auto Posto Novo Jardim, no Parque Brasil 500 foram os beneficiados com gasolina e etanol. Filas grandes, e princípio de bate-boca, entre os próprios motoristas. Galões foram liberados até certo horário e depois foi banido dos dois postos.

Greve na refinarias
A rotina do cidadão paulinense foi alterada com a paralisação dos caminhoneiros e sem previsão do término. Quarta-feira, dia 30, os petroleiros param por 72h em todo o Brasil, inclusive da Refinaria de Paulínia, a Replan, a maior do sistema Petrobras.

Refinaria de Paulínia, Replan | FOTO J. VALPEREIRO

22% da gasolina produzidos no país saem de Paulínia
Por dia, a Replan processa até 434 mil barril/dia, é responsável por aproximadamente 20% da capacidade de refino de petróleo da Petrobras e atende cerca de 25% do mercado brasileiro de derivados, principalmente o interior paulista e centro-oeste do país, ou seja, 25% do diesel e 22% da gasolina produzidos no país saem de Paulínia.