
O prefeito de Paulínia, Danilo Barros (PL), exonerou o secretário municipal de Governo, Silas Faria de Souza, que permaneceu no cargo por 382 dias. O ato foi publicado pelo Gabinete do Prefeito no Diário Oficial do Município, nesta data, e passa a valer a partir de sua publicação.
Silas Faria de Souza havia sido nomeado em 9 de janeiro de 2025, por meio do Decreto nº 8.820, com alteração posterior formalizada pelo Decreto nº 8.852, de 12 de março de 2025. A exoneração foi oficializada em 26 de janeiro de 2026, encerrando o período à frente da pasta.
A Secretaria Municipal de Governo tem como principal responsabilidade articular politicamente o Governo Municipal, tanto no âmbito intragovernamental quanto intergovernamental, além do relacionamento com o setor privado em geral. A pasta também presta assessoramento direto ao Chefe do Executivo em assuntos de natureza político-administrativa e legislativa, bem como atua na coordenação e articulação entre os Poderes, praticando todos os atos necessários ao pleno funcionamento dessas atribuições.
A Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais possui uma estrutura administrativa composta pelo secretário municipal, chefe de Gabinete, diretor do Departamento de Comunicação Social e Imprensa — responsável pelas divisões de Relações Públicas, Imprensa e Publicidade Institucional e Marketing —, além do diretor do Departamento de Cerimonial e Eventos, do ouvidor-geral e dos cargos de assessor de Políticas Públicas I e II, que atuam no suporte técnico e estratégico às ações do governo municipal.
De acordo com o decreto, as despesas decorrentes da medida correrão por conta de verbas orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. O decreto foi lavrado e publicado na Secretaria Municipal de Chefia do Gabinete do Prefeito, na data de sua assinatura.

