O novo prefeito de Paulínia, Du Cazelatto (PSDB) se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 12, com os conselheiros do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Paulínia (Pauliprev) para informar a decisão de que a maioria dos conselheiros do instituto será de servidores escolhidos pelos próprios servidores e o presidente será escolhido democraticamente e não mais indicado pelo prefeito.
Du anunciou para um grupo de conselheiros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, que a Pauliprev é dos servidores e acabe a eles tomarem conta do Instituto. “Me comprometendo que o controle do Pauliprev ficará sobre responsabilidade dos servidores, atendendo uma reivindicação antiga e que deveria ter sido feita desde a sua criação e dizer a todos que também é um desejo do meu coração”, ressaltou o prefeito.
O Pauliprev possui uma carteira de investimentos de mais de R$ 1.120.073.661,54 bilhão de reais, conforme apresentação do balancete de agosto. O patrimônio do Instituto não é real e existe várias aplicações em fundos podres que foram erradas em administrações passadas.
Em agosto, o Pauliprev administrou a folha de 1.279 pessoas, entre funcionários aposentados, pensionistas e dependentes, além de 173 trabalhadores afastados da Prefeitura e Câmara Municipal. No mês, o montante de pagamento girou em torno de R$ 7.333.799,33.
O Instituto foi criado em 2001 e é responsável pelo pagamento das aposentadorias dos servidores municipais efetivos. Em 18 anos foi a primeira vez que os Conselheiros da Pauliprev foram recebidos pelo chefe do Executivo.