quarta-feira, dezembro 4, 2024
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Prefeitura anuncia término da nova ponte da Rhodia; galeria de fotos

Via vai unir a avenida Dr. Roberto Moreira e a Estrada da Rhodia, fazendo a interligação dos bairros Recanto dos Pássaros e Barão Geraldo

A Prefeitura publicou na edição desta segunda-feira (13) do Semanário Oficial a homologação da licitação para o término das obras da nova ponte da Rhodia, que inclui serviços complementares do sistema viário e pontes sobre o Ribeirão Anhumas para interligar a avenida Dr. Roberto Moreira e a Estrada da Rhodia, no bairro Recanto dos Pássaros.

A empreiteira vencedora do processo foi a Emparsanco Engenharia S.A. O valor do contrato é de R$ 1.168.639,55, 27,33% a menos que o estipulado inicialmente (R$ 1.608.076,00 milhões). O prazo para conclusão é de 2 (dois) meses a partir da emissão da Ordem de Serviço (OS) pela  Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SMOSP.

 A obra segundo, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Mello, é necessária para que os serviços pendentes possam ser concluídos. A sinalização viária, a instalação do guarda corpo, a mitigação ambiental e a pavimentação asfáltica são os principais objetos desta nova licitação. Após a conclusão destes pontos, a Prefeitura de Paulínia irá solicitar junto à Cetesb a licença de operação, e a ponte poderá ser liberada para uso.

Além de ampliar a fluidez do tráfego na região, com mais opções de rotas, o empreendimento trará melhorias para a mobilidade urbana da Região Nordeste da cidade, a nova estrutura vai integrar os bairros de Barão Geraldo, em Campinas, ao Recanto dos Pássaros, em Paulínia, chegando à rodovia Professor Zeferino Vaz – SP-332.

Histórico 
Interditada desde 2014, após apresentar problemas estruturais, a antiga ponte sobre o ribeirão Anhumas na Rodovia Dr. Roberto Moreira, que liga Paulínia ao distrito campineiro de Barão Geraldo, mais conhecida como Estrada da Rhodia, teve de ser demolida em 2018, quando então começaram as obras para a construção da nova ponte, que tem  cerca de 60 metros em duas pistas. Pelo local, transitavam quatro mil veículos por dia em média. A obra, orçada em cerca de R$ 6 milhões, é totalmente custeada pela Prefeitura de Paulínia.

Entenda o histórico da obra

1) – A construção da nova obra teve início em outubro de 2018, sendo a empresa Etama Construtora LTDA vencedora da licitação

2) – Embora o valor empenhado seja de R$ 6.652 milhões, a empresa recebeu o montante de 5.582 milhões, ficando um saldo de R$ 760 mil

3) – A atual Administração que assumiu em outubro, recebeu um pedido de aditamento de contrato com realinhamento do preço do asfalto e reajuste em outros itens

4) – O pedido foi negado pela Secretaria de Negócios Jurídicos e o contrato foi encerrado no dia 24 de novembro, com a empresa finalizando sua participação na obra, entregando no atual estado

5) – O Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) elaborou o levantamento dos serviços que precisam ser realizados para conclusão da obra

6) – Utilizando o valor de R$ 760 mil que não foi pago a Etama, a Administração irá complementar este valor para essa nova licitação

7) – Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020, a licitação é lançada e a data para recebimento de documentação e propostas fixada é 13 de março