
Durante a abertura da Semana do Servidor, realizada no dia 29, em Paulínia, foi anunciado o novo canal de denúncia destinado aos funcionários públicos municipais. A ferramenta tem como objetivo fortalecer o cuidado com a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho, oferecendo um espaço seguro para o registro de situações de assédio ou conflitos.
O novo canal permite que os servidores registrem, de forma anônima ou identificada, ocorrências de assédio moral, emocional ou físico, diretamente pelo site da Prefeitura.
“A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com seus colaboradores. Essa nova ferramenta torna a comunicação mais direta com o servidor e aproxima as relações, em busca de soluções para eventuais conflitos”, destacou a secretária de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Beatriz Anacleto.
O sistema foi desenvolvido pelo Guarda Civil Municipal Diogo Ferreira, que também é autor de outros aplicativos utilizados pela administração, como o ANA, botão do pânico destinado a mulheres com medidas protetivas.
Este ano, a Semana do Servidor tem como tema “Conexão e Cuidado: Valorizando a Saúde Mental no Ambiente de Trabalho – Cuidar de quem serve é também servir com mais humanidade”.
Além do lançamento da nova ferramenta, o evento contou com uma palestra inspiradora do psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, intitulada “Cuidar de si em tempos difíceis: saúde mental, trabalho e humanidade”. O especialista trouxe reflexões sobre a diferença entre saúde mental e doença mental, ressaltando a importância do autocuidado e do pertencimento.
“A vida não nos pede perfeição, pede presença”, afirmou o psicólogo, reforçando a necessidade de valorizarmos o equilíbrio emocional e as relações humanas no ambiente de trabalho.

