Início Notícias Cidades Prefeitura de Paulínia decreta Situação de Emergência na cidade

Prefeitura de Paulínia decreta Situação de Emergência na cidade

A prefeitura de Paulínia decreta (28/5), situação de emergência na cidade por causa do desabastecimento de combustíveis em virtude da paralisação dos caminhoneiros.

A medida significa, por exemplo, que compras excepcionais podem ser feitas sem licitação. Pode, por exemplo, requisitar ou apreender bens privados, como o combustível que esteja estocado em um posto.

O Prefeito Dixon Carvalho também determinou a criação de um comitê de crise que vai avaliar e tomar as medidas necessárias.

As aulas na Rede Municipal de Ensino e do Programa Pró-Educação Básica – PROEB, continuam suspensas até quarta-feira, dia 30 de maio. Também as cirurgias eletivas e atendimento ambulatorial estão suspensos temporariamente para garantir que os insumos atendam as cirurgias de emergência.

Outra medida adotada emergencialmente para tentar diminuir o desabastecimento e facilitar a vida da população, foi de impetrar uma liminar solicitando à Justiça a liberação para que os postos de combustíveis de Paulínia fiquem liberados para abastecer na Refinaria de Paulínia, a Replan e nas empresas que comercializam os produtos derivados de petróleo.

“Para isso ocorra e garanta a integridade de todos os envolvidos, vamos liberar escolta da Guarda Municipal”, explicou Dixon.

Com essa medida aplicada, o prefeito Dixon Carvalho argumenta que se resguarda de problemas mais sérios que possam surgir em função da grande movimentação no município por se tratar de um dos maiores polos petroquímicos do País.

“Esperamos que os setores envolvidos nessa paralisação entrem em um acordo o mais rápido possível e que se restabeleçam os serviços”, espera o prefeito.

A greve nacional dos caminhoneiros está afetando o abastecimento de combustível do sistema municipal de transporte e as empresas estão com baixo estoque de óleo diesel.

Como ficam os serviços:


Educação

As aulas das unidades escolares de Rede Municipal e do Programa Pró-Educação Básica, o PROEB estão suspensas até quarta-feira, dia 30 de maio;


Saúde

As cirurgias eletivas e atendimento ambulatorial estão suspensos temporariamente; as Unidades Básicas de Saúde, as UBSs continuam com atendimento normal até quarta-feira, 30 maio;


Obras

A varrição, coleta e transporte dos resíduos prosseguem normalmente até quarta-feira, dia 30 de maio;


Transporte

O transporte coletivo urbano prossegue com suas linhas operando normalmente nesta terça e quarta-feira até às 8h, das 8h às 16h no horário de domingo e a partir das 16h volta a operar normalmente. Esse procedimento prossegue até quarta-feira, dia 30 de maio;

Esportes
As atividades das Escolinhas de Esportes estão suspensas até o dia 1º de junho;

Cultura
As aulas da Secretaria de Cultura estão suspensas até o dia 1º de junho.