Início Notícias Ambiente Prefeitura de Paulínia oferece 250 vagas de castração de cães e gatos...

Prefeitura de Paulínia oferece 250 vagas de castração de cães e gatos na cidade

O Programa Municipal de Castração oferecerá 250 vagas disponíveis para castrar cães ou gatos gratuitamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 19/06, das 9h às 16h, na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Paço Municipal. A castração será nos dias 22 e 23 de junho, na Praça do São José (atrás da Unidade Básica de Saúde).

Para fazer a solicitação, o tutor deve ser maior de idade, morar em Paulínia e possuir um animal de estimação com idade entre 2 meses e 07 anos. Cães de focinho curto ou achatado (pug, buldogue, boxer, lhasa apso, shih-tzu) e mais sensíveis (yorkshire, maltês, spitz alemão, pinscher ou chihuahua), não serão atendidos.

Os documentos obrigatórios para obter o serviço são: documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal; e comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal.

O objetivo da castração é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, bem como prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.