Início Notícias Cidades Prefeitura de Paulínia poderá ser multada por não entregar contas ao TCE

Prefeitura de Paulínia poderá ser multada por não entregar contas ao TCE

Paulínia está em débito com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e isso pode gerar multa ao município. Isso porque a administração municipal não enviou ao órgão o balancete contábil referente ao 1º bimestre de 2019 e prejudicou as análises contábeis de receita e despesa que são feitas por meio da Divisão de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP). O procedimento é obrigatório e previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00).

Ao lado de Paulínia, mais 141 cidades também não estão em dia com a fiscalização do TCE. Das 20 cidades que compõe a Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas quatro não cumpriram suas obrigações. Além de Paulínia, foram apontados os municípios de Engenheiro Coelho, Jaguariúna e Pedreira.

O Comunicado do presidente do Tribunal, Conselheiro Antonio Roque Citadini, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de abril e traz uma relação com os 142 municípios que descumpriram as instruções da Corte de Contas. O descumprimento do prazo previsto no calendário de obrigações poderá ensejar a aplicação de multa, a critério dos Relatores dos processos de contas anuais.

O que diz a prefeitura
Questionada sobre o motivo da pendência com o Tribunal e se há pretensão de evitar a aplicação da multa com o envio dos documentos, a assessoria de comunicação da prefeitura disse que a atual administração está tentando “enxugar” a folha de pagamento, que já ultrapassou o teto.

“Quando Antonio Miguel Ferrari, o Loira, assumiu o cargo de prefeito, a folha de pagamento já estava acima do que é permitido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Para minimizar o problema, o governo tem tomado medidas que a própria LRF sugere, como: corte de horas extras, novas contratações não estão sendo realizadas, redução da jornada de trabalho e afastamentos não remuneradas estão sendo evitadas. Além disso, a Secretaria de Recursos Humanos está realizando estudos técnicos e ocorrerá uma auditoria sobre a situação”, diz a nota.

A íntegra do resultado do 1º bimestre, com os municípios que deixaram de enviar o Balancete Contábil, pode ser consultada por meio do link http://bit.ly/2UUNpn9

COMPARTILHAR