Início Destaques Prefeitura intensifica vacinação em todas as unidades básicas de saúde contra febre...

Prefeitura intensifica vacinação em todas as unidades básicas de saúde contra febre amarela

Febre amarela: vacina está disponível em todos as Unidades Básicas de Saúde de Paulínia

A partir desta segunda-feira (13/5/2024) a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), manterá a intensificação da vacinação contra a febre amarela nas 10 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. O objetivo é incentivar a procura por parte do público que não tomou a dose durante o período de campanha.

A estação mais quente do ano está chegando e o aumento das temperaturas favorece a reprodução do mosquito Aedes aegypti, possível vetor da febre amarela urbana. Quem ainda não se protegeu contra a doença pode receber a dose da vacina gratuitamente em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paulínia.

A febre amarela silvestre ocorre em áreas de mata, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes e o homem pode se contaminar acidentalmente nestas regiões. No meio urbano, a febre amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Portanto, o vilão da doença é o mosquito, que transmite também dengue, zika e chikungunya, não os macacos como chegou a ser disseminado em redes sociais.

Os sintomas da febre amarela, geralmente, começam com febre alta, mal-estar, dor no corpo, náuseas/vômitos, com duração de dois ou três dias. Alguns pacientes podem apresentar, após este período, uma melhora de algumas horas ou de um dia, mas depois podem evoluir para formas mais graves. Nestes casos, a pessoa pode ter comprometimento do fígado (icterícia, com olhos e pele amarelados), do rim e apresentar sangramentos. Pode evoluir para coma e óbito.

A população também pode ajudar fazendo vistorias por toda a casa, principalmente no quintal, para procurar por possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O criadouro potencial pode ser um recipiente que possa acumular água como latas, potes, bacias, pedaços de plástico e vidro.