Uma ação educativa no Centro de Paulínia fez parte das ações do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado hoje, dia 15.
Das 8h às 12h, cadeiras de rodas e andadores foram “estacionados” nos dois sentidos da Avenida José Paulino, com mensagens “é rapidinho”, “é só um minutinho” e “volto já”.
Segundo a secretária da Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho, o objetivo da ação foi reforçar junto à população a necessidade do respeito ao próximo.
“Não é raro encontrar uma vaga destinada para idosos, ocupada por uma outra pessoa, que usa de uma desculpa qualquer para não tirar o seu veículo. Com a ação buscamos conscientizar os munícipes sobre os direitos garantidos no Estatuto do Idoso”, comentou.
A iniciativa contou com a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com Guarda Civil Municipal e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).
Dia Mundial de Conscientização
da Violência contra a Pessoa Idosa
A data foi criada em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência e acender a discussão em busca de recursos e estratégias que atuem de forma a proteger os idosos.