domingo, junho 23, 2024
InícioCidadesProfessor de Paulínia participa da votação popular que escolherá o vencedor do...

Professor de Paulínia participa da votação popular que escolherá o vencedor do Prêmio Educador Nota 10

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, da Escola Municipal Odete Emídio de Souza, está entre os dez finalistas. Participe e vote quantas vezes quiser

O Prêmio Educador Nota 10, mais importante prêmio da Educação Básica brasileira, está com a Votação Popular “#EsseProjetoé10” aberta. Nela, o público pode eleger até o dia 29, seu projeto favorito entre os dez trabalhos vencedores deste ano, para receber uma homenagem especial na cerimônia de premiação no dia 30 de setembro, em São Paulo. A escolha popular acontece em paralelo ao Educador do Ano, eleito pela academia de jurados. Um dos concorrentes é Luiz Gustavo Bonatto Rufino, da Escola Municipal Odete Emídio de Souza, representante de Paulínia.

Figurando entre os dez vencedores da edição 2019, o professor já conquistou um prêmio de R$ 15 mil e um vale-presente de R$ 1 mil para a escola onde atua. Agora, aguarda a chance de ser eleito o Educador do Ano ou de ter seu projeto escolhido pelo público.

O professor de Educação Física conquistou os selecionadores com o trabalho “Ressignificando as visões sobre o corpo”, trabalhado com o 3º ano do Ensino Fundamental I. Incomodado com a forma como as crianças têm se relacionado com a autoimagem, o professor organizou um projeto dividido em três eixos: “Eu, meu corpo e minha história”, em que explorou as possibilidades físicas de cada um em práticas de atletismo, ginástica e circo; “O outro e seu corpo”, com atividades como o delineamento do contorno dos colegas e o uso de pernas de pau em duplas e o “O corpo, suas potencialidades e limitações”. Este último eixo abordou os sentidos, oferecendo atividades sem a visão, com limitações motoras ou desafios específicos. Uma das aulas proporcionou, ainda, uma vivência requisitada pelos alunos: o Parkour.

O educador disse, em entrevista concedida à época da divulgação dos finalistas, que a recepção das atividades foi muito boa, já que as crianças costumam gostar da disciplina. “A partir do momento em que eles tiveram que desenhar seus corpos, pensar em como eles agem uns com os outros, isso proporcionou uma reflexão para eles, porque perceberam que existem outros conteúdos dentro da educação física”, explicou Rufino.

Para votar no projeto, basta acessar o link: https://premioeducadornota10.org/votacao-popular/2019/. O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.