quinta-feira, outubro 9, 2025
InícioDestaquesPrograma Smart Paulínia identifica foragida por tráfico de drogas e GCM realiza...

Programa Smart Paulínia identifica foragida por tráfico de drogas e GCM realiza prisão

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulínia/ Arquivo

O sistema de câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Paulínia ajudou a Guarda Civil Municipal a localizar e prender, nesta semana, uma mulher procurada pela Justiça do Paraná por tráfico de drogas. A suspeita foi identificada a partir das imagens captadas em pontos estratégicos da cidade e encaminhada à Polícia Civil para as devidas providências.

Paulínia conta hoje com o Centro de Operações Integradas (COI), que reúne cerca de 200 câmeras responsáveis por monitorar os portais de entrada, principais ruas, avenidas e estradas vicinais da cidade. Os equipamentos funcionam 24 horas por dia por meio de fibra ótica, garantindo maior eficiência no acompanhamento em tempo real. Além disso, o município dispõe do Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia (CMIP), responsável por vigiar eletronicamente 114 prédios públicos.

Outro reforço à segurança são os 12 radares híbridos instalados em pontos estratégicos, capazes de identificar automaticamente veículos com pendências na Justiça.

O Smart Paulínia tem se consolidado como um importante avanço na segurança pública do município, permitindo a identificação de foragidos, prisão em flagrante de criminosos e localização de pessoas desaparecidas. A tecnologia também apoia investigações da Polícia Civil, fornecendo imagens e informações para inquéritos.

Nos últimos anos, a cidade recebeu ainda outras melhorias no setor, como a entrega da nova Delegacia de Polícia, da 1ª Delegacia da Mulher, do Centro de Formação da Guarda Civil e a aquisição de drones para patrulhamento aéreo. Para a Prefeitura, a ampliação da tecnologia é mais um passo para reforçar a proteção da população.