Início Notícias Cultura Projeto da Rhodia em Paulínia abre inscrições para capacitação gratuita de jovens...

Projeto da Rhodia em Paulínia abre inscrições para capacitação gratuita de jovens em design e marcenaria

Crédito/Fotos: Divulgação

O laboratório Oficina dos Sonhos Rhodia, implantado pelo projeto Artes & Ofícios, abre inscrições para cursos gratuitos de marcenaria e design destinados a 80 jovens de 16 a 24 anos de idade de Paulínia e região.

As inscrições podem ser feitas por meio dos links – https://forms.gle/f9i7heVV8wLVJUw17 ou www.instagram.com/arteseoficioslab ou facebook.com/arteseoficioslab até o dia 30 de setembro. Será dada preferência para jovens de ambos os gêneros de famílias inscritas no CadÚnico e ou programas de transferência de renda.

A Oficina dos Sonhos Rhodia tem como missão transmitir conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design inovadores para a indústria do setor de madeira.

A iniciativa, patrocinada pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, visa a implantação e manutenção de um laboratório de design e produção de objetos de madeira. As atividades envolverão a realização de cursos livres de média e curta duração, além de workshops de criação e exposições locais e itinerantes dos trabalhos produzidos. Os cursos terão início em outubro e se estenderão até março de 2023.

As aulas serão realizadas em um galpão, num formato de “laboratório de design” com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras.

Os participantes recebem orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades. Complementando as aulas regulares, o Oficina dos Sonhos apresentará os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em mostras de design e prevê aulas especiais com professores, arquitetos e designers brasileiros renomados.

A realização do projeto Oficina dos Sonhos é uma proposta que se insere nas comemorações dos 80 anos de implantação da Rhodia em Paulínia, em 2022. Desde 1942, quando começou suas atividades no Município, a empresa tem contribuído com o desenvolvimento da indústria química brasileira. Ao mesmo tempo em que criou raízes profundas com as comunidades locais, a empresa tem realizado e apoiado uma série de projetos sociais e de geração de renda.

“Temos muito orgulho de oferecer para a comunidade Paulínia o apoio a mais um projeto de alcance social para proporcionar novos conhecimentos e capacitação para 80 jovens da região, que no futuro poderão conquistar oportunidades no mercado de trabalho”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina e responsável pelos projetos de responsabilidade social corporativa da empresa.

Serviço
Projeto Artes & Ofícios – Oficina dos Sonhos Rhodia
Local: Av José Puccinelli, 100, bairro São José, Paulínia – SP
Inscrições entre 21 e 30 de setembro
Pelos links – https://forms.gle/f9i7heVV8wLVJUw17 ou www.instagram.com/arteseoficioslab ou facebook.com/arteseoficioslab
Vagas para novos alunos: 80 vagas
Período de aulas: de outubro de 2022 a março de 2023