sexta-feira, junho 21, 2024
InícioAmbienteProjeto de Olho nos Rios distribui mudas de árvores nativas para funcionários...

Projeto de Olho nos Rios distribui mudas de árvores nativas para funcionários da Refinaria de Paulínia

Na terça-feira (4), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto De Olho nos Rios realizou uma ação especial na Refinaria de Paulínia (Replan), em Paulínia, a 119 quilômetros da Capital. Durante o evento, nossa equipe teve a oportunidade de interagir com os colaboradores da empresa e distribuir mudas de árvores nativas.

Os trabalhadores que passavam pelo local durante o horário de almoço puderam escolher entre diversas espécies de mudas para levar para casa, incluindo ipê-branco, ipê-verde, cabeludinha, jaboticaba, araçá-roxo, cedro-rosa, coração-de-negro, jenipapo, goiaba, cereja-do-rio-grande e uvaião.

“Muitas dessas espécies não são tão conhecidas, então foi uma ótima oportunidade para apresentar os benefícios de cada uma e mostrar a rica variedade que temos no Brasil. Algumas delas, como o cedro-rosa, estão desaparecendo das nossas florestas”, destacou Jeniffer Driely de Oliveira, bióloga e educadora ambiental do Projeto.

Sobre o Projeto de Olho nos Rios

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. O projeto promove práticas de recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, funcionando como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, além de incentivar a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.

O projeto atua em 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, PAULÍNIA, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.