Espetáculo “Eu sou Aninha…” estreia dia 28 de setembro, às 19h, e marca o encerramento de oficina realizada com alunos da rede pública
No dia 28 de setembro, a partir das 19 horas, uma noite especial aguarda os moradores de Paulínia e região. Alunos da Escola Estadual Padre José Narciso Vieira Ehrenberg e outras apresentarão o espetáculo “Eu sou Aninha…”, na própria escola. A peça teatral marca o encerramento do projeto “Oficina de Teatro de Bonecos 3”, é gratuita, aberta ao público e contará com medidas de acessibilidade física e de conteúdo.
A peça é resultado da pesquisa e esforço dos cerca de 100 alunos participantes do projeto, durante dois meses. As aulas tiveram início em 5 de agosto e ocorreram na sede da ONG Rainha do Engenho. Realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pronac 237695, o projeto teve a coordenação da Bushido Produções e a coprodução com a Cia. Articulação e apoio da Associação Rainha do Engenho. O patrocínio é da Lubrizol, líder em soluções sustentáveis para promover a mobilidade, melhorar o bem-estar e aprimorar a vida moderna.
O teatro de bonecos foi escolhido porque engloba quatro aspectos lúdicos: expressividade, versatilidade, acessibilidade e educação. A expressividade permite uma expressão artística única, com movimentos e gestos que podem representar emoções e situações de forma mais exagerada e impactante. A versatilidade dos bonecos possibilita a criação de personagens e cenários que vão além das limitações humanas, explorando mundos fantásticos e histórias imaginativas. A acessibilidade é um ponto forte, pois essa forma de arte é acessível a públicos de todas as idades e culturas, transmitindo emoções e mensagens de forma visual e muitas vezes sem palavras. Por fim, o teatro de bonecos pode ser uma ferramenta educativa poderosa, ajudando a ensinar valores, histórias e lições de forma lúdica e envolvente.
A Oficina de Teatro de Bonecos é um projeto inovador que busca despertar o interesse e promover o aprendizado artístico entre as crianças da rede pública de ensino. Com o apoio da Lubrizol, empresa comprometida com a educação e a cultura, o projeto tem como objetivo oferecer uma experiência rica em conhecimento teórico e prático sobre artes cênicas, incentivando a expressão criativa dos participantes.
“A Lubrizol entende que seu papel é contribuir para o pleno desenvolvimento e inclusão de todas as pessoas, e contribuir com projetos que causem um impacto positivo na comunidade onde trabalhamos e vivemos. Por isso escolheu, mais uma vez, o teatro como uma das formas de envolver estudantes da comunidade com a educação e cultura, trazendo oportunidades para essas crianças e famílias” afirma Gilmara Moraes, responsável pela área de Responsabilidade Social da Lubrizol no Brasil.