Início Notícias Ambiente Projeto gratuito Planeta Rhodia leva teatro, cinema e sustentabilidade a espaços públicos...

Projeto gratuito Planeta Rhodia leva teatro, cinema e sustentabilidade a espaços públicos de Paulínia

Evento marca o início das comemorações de 80 anos de implantação da Rhodia em Paulínia

Um projeto sociocultural diferente está chegando à Paulínia. Em uma estrutura especial, montada a partir de uma carroceria de caminhão que se transforma em arena coberta, companhias de teatro vão apresentar espetáculos que misturam folclore, diversão, música, entretenimento e conscientização sobre sustentabilidade para a criançada.

No Planeta Rhodia, é tudo gratuito e aberto aos estudantes de escolas públicas e com sessões ao público em geral. O projeto, que faz parte do Cine Teatro Solar, tem o apoio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e é realizado pela Magma Cultura e pelo Ministério do Turismo de acordo com a lei de incentivo federal à Cultura.

“Além de democratizar o acesso à cultura, levando espetáculos de qualidade até perto do público, o projeto usa a magia do teatro para despertar entre as crianças, maioria da plateia, o interesse pela sustentabilidade”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.

“O apoio da Rhodia a este projeto está em linha com os propósitos da empresa de desenvolver suas atividades de modo sustentável e que contribuem para o crescimento das comunidades onde tem atuação industrial e comercial. Em Paulínia, por exemplo, a empresa está completando 80 anos de atividades e ao longo desse período criou raízes profundas com a comunidade local”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa da Solvay na América Latina.

Programação Gratuita
A programação em Paulínia começa na sexta-feira, dia 8 de abril e segue até o dia 10. Serão realizadas oito apresentações teatrais, uma sessão noturna de cinema, duas oficinas de reciclagem e uma palestra de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Duas companhias foram especialmente selecionadas para a atração. A Trip Teatro vai encenar O Gigante. O texto usa elementos da cultura brasileira para mostrar as aventuras nas quais se envolve o personagem enorme e engraçado que se dedica a cuidar da água dos rios e mares.

Já a Cia Circo Fool apresenta Circo Reciclado. Um grupo de mascates usa sucata para apresentar um espetáculo interativo, com malabarismos e a irreverência dos palhaços.

As apresentações teatrais, as palestras, as sessões de cinema e as oficinas de reciclagem ocorrem em uma arena com capacidade para até 250 pessoas sentadas.

O ambiente é aberto e o público deverá seguir protocolos de saúde, com distanciamento entre as cadeiras, e cumprimento de outras determinações previstas por cada cidade.

Serviço: Planeta Rhodia em Paulínia – de 8 a 10 de abril 2022

Local: Em frente à Câmara Municipal de Paulínia – Avenida dos Expedicionários, S/N

Dia 8/04 – Aberta para estudantes de escolas públicas da cidade
Sessões de teatro – 8h – 10h – 14h
Oficina – 16h
Palestra – 19h

Dia 9/04 – Aberto para a população em geral
Sessões de teatro –10h – 14h
Oficina – 16h
Cinema – 19h

Dia 10/04 – Aberto para a população em geral
Sessões de teatro –10h – 14h – 16h