Início Destaques Projeto que proíbe fogos de artifício será votado nesta terça em Paulínia

Projeto que proíbe fogos de artifício será votado nesta terça em Paulínia

Segundo vereador, medida visa proteger animais e pessoas com sensibilidade auditiva, além de evitar acidente e mutilações

O projeto de lei 65/2019, que proíbe fogos de artifício com tiro ou artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, está apto para ser votado em plenário e deverá ser apreciado pelos vereadores nesta terça-feira (28). A proposta foi apresentada em setembro de 2019 pelo atual presidente e ex-prefeito na época, Antônio Miguel Ferrari – Loira (DC).

O texto tem objetivo de proteger animais e pessoas com sensibilidade auditiva, além de evitar acidente e mutilações. O projeto já passou por todas as comissões da Casa e agora está na pauta do Plenário para ser votado em primeiro turno.

A lei de proibição dos fogos de artifícios será aplicada em ambientes abertos ou fechados, públicos ou privados. O descumprimento acarretará ao infrator multa de R$ 1 mil reais, valor que será dobrado na hipótese de reincidência, num período de 30 dias.

O texto exclui da regra os fogos de artifício luminosos sem tiro. Se aprovada pelos vereadores, em dois turnos de votação, e sancionada pelo Prefeito Du Cazellato (PSDB), a lei que proíbe fogos de artifício entra em vigor após a publicação no Semanário Oficial.