Entraram em operação nesta terça-feira, 8 de abril, os novos radares instalados nas principais ruas e avenidas de Paulínia, a 119 quilômetros da capital paulista. A medida visa aumentar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e conscientizar os motoristas sobre os limites de velocidade e o respeito à sinalização.
Ao todo, foram instalados 56 equipamentos, entre radares, lombadas eletrônicas e lombadas educativas. Os locais onde os aparelhos estão instalados já estão devidamente sinalizados, de acordo com a legislação de trânsito. As árvores que poderiam obstruir a visualização das placas e equipamentos também foram podadas para garantir total visibilidade.
Confira como está distribuída a fiscalização:
- 20 radares de velocidade fixa
- 13 com limite de 60 km/h
- 7 com limite de 50 km/h
- 4 lombadas eletrônicas
- 3 com limite de 30 km/h
- 1 com limite de 40 km/h
- 6 lombadas educativas (não multam)
- 3 com limite de 50 km/h
- 2 com limite de 40 km/h
- 1 com limite de 30 km/h
- 12 radares híbridos (fiscalizam velocidade e avanço de sinal vermelho)
- 1 com limite de 40 km/h
- 7 com limite de 50 km/h
- 4 com limite de 60 km/h
- 9 sensores de avanço de semáforo vermelho
- 4 radares de pesagem de veículos
- 2 radares de controle de altura para veículos com até 3 eixos
Educação e segurança no trânsito
A implantação dos equipamentos tem foco principal na educação e prevenção, mais do que na punição. A prefeitura destaca que os dispositivos educativos têm papel importante na conscientização dos condutores, reforçando o compromisso com um trânsito mais seguro para todos.
Os motoristas devem ficar atentos às sinalizações, respeitar os limites de velocidade e evitar infrações. O objetivo da ação é reduzir o número de acidentes e proteger pedestres, ciclistas e condutores.