Início Destaques Rhodia inaugurada oficina gratuita de marcenaria e design para jovens e adultos...

Rhodia inaugurada oficina gratuita de marcenaria e design para jovens e adultos em Paulínia

Foto: Divulgação Rhodia

Proposta do projeto é oferecer conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos de 16 a 24 anos, além de atuar como uma incubadora para a indústria do setor de madeira

Em novembro, a Oficina dos Sonhos Rhodia, integrante do projeto Artes & Ofícios foi inaugurado oficialmente em Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo. O laboratório gratuito de marcenaria e design é uma iniciativa da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

A proposta da oficina é oferecer conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos de 16 a 24 anos de idade de Paulínia e região, além de atuar como uma incubadora para a indústria do setor de madeira.

As aulas estão sendo realizadas em um galpão instalado na avenida José Puccinelli, 100, no loteamento São José, do bairro João Aranha, região Noroeste. No local foi implantado um “laboratório de design” com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras.

Os participantes recebem orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades. Os cursos se estenderão até março de 2023.

Complementando as aulas regulares, a Oficina dos Sonhos Rhodia apresentará os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em mostras de design e prevê aulas especiais com professores, arquitetos e designers brasileiros renomados.

A inauguração do projeto contou com as presenças de Guilherme Silva e Marcelo Perracini, respectivamente, diretor de Operações Industriais e diretor de Relações Governamentais da Rhodia; de Danilo Barros, secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais de Paulínia e Dione de Paula, professor de marcenaria da Oficina, além de alunos e familiares.

A realização do projeto Oficina dos Sonhos é um projeto que se insere nas comemorações dos 80 anos de implantação da Rhodia em Paulínia, a serem completados em dezembro de 2022.

 Desde 1942, quando começou suas atividades no Município, a empresa tem contribuído com o desenvolvimento da indústria química brasileira. Ao mesmo tempo em que criou raízes profundas com as comunidades locais, a empresa tem realizado e apoiado uma série de projetos sociais e de geração de renda.