Início Destaques Roda de conversa discutirá saúde mental no Zeca Malavazzi, São José e...

Roda de conversa discutirá saúde mental no Zeca Malavazzi, São José e Paulínia Shopping

O Parque Zeca Malavazzi, a Praça Richard Geraldo di’Blásio do São José e o Paulínia Shopping receberão nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, respectivamente, a “Tenda Branca”, da Campanha Janeiro Branco, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia, por meio do Departamento de Saúde Mental.

 

Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e o quanto elas conhecem de suas emoções e pensamentos. Psicólogos de Uberlândia-MG iniciaram o movimento em 2013 aproveitando que em janeiro as pessoas tendem a estar mais reflexivas sobre o ano e abertas a mudanças em suas vidas.


O evento recomeçará na terça-feira (21), no Parque Zeca Malavazzi, a partir das 14h, onde acontecerá uma roda de conversa e sensibilização com pais e responsáveis sobre o próprio papel na promoção da saúde mental de seus filhos.

 

Já a Praça Richard Geraldo di’Blásio do bairro São José receberá na quarta-feira (22) a “Tenda Branca”, das 8h30 às 17h, onde profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão presentes para atendimento e acolhimento dos moradores da região. Ao longo do dia haverá atividades corporais.

 

Enquanto que na quinta-feira (23), a partir das 14h, a roda de conversa será realizada no Paulínia Shopping, sobre temas relacionados à idade, com foco em jovens e adolescentes.

 

“É preciso debater a saúde mental e a ‘Campanha Janeiro Branco’, acontece para aproximar os serviços oferecidos pela Prefeitura de Paulínia aos munícipes de todas as idades”, comentou Felipe Reque diretor da Rede de Atenção Básica à Saúde.


A Organização Mundial da Saúde, em dados divulgados em 2018, estima que o Brasil seja o país mais ansioso do mundo, com cerca de 9,3% da população, ou 18 milhões de brasileiros, com algum transtorno relacionado à ansiedade. Estudos do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes apontam que 13% dos jovens brasileiros entre 6 e 16 anos possuem transtornos mentais.

 

A “Campanha Janeiro Branco” tem o apoio do SUS (Sistema Único de Saúde), do SUS Paulínia (Sistema de Saúde Único de Paulínia) e de outras secretarias municipais.


SERVIÇO
Evento: Janeiro Branco

Data: Terça-feira, 21 de janeiro
Horário: a partir das 14h
Local: Parque Zeca Malavazzi – Rua Álvaro Ribeiro, 191 – Jardim Itapoan

Data: Quarta-feira, 22 de janeiro
Horário: das 8h30 às 17h
Local:Praça Richard Geraldo di’Blásio – Avenida Pedro Antônio Bordignon, 150 – São José – Paulínia/SP

Data: quinta-feira, 23 de janeiro
Horário: a partir das 14h
Local: Paulínia Shopping – Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.515  – Nossa Senhora Aparecida – Paulínia/SP