sábado, julho 20, 2024
InícioDestaquesRodovia Prof. Zeferino Vaz é interditada após tombamento de caminhão com botijões...

Rodovia Prof. Zeferino Vaz é interditada após tombamento de caminhão com botijões de gás vazios em Paulínia

Por volta das 17h30 deste domingo (7/7), um caminhão tombou no quilômetro 128 da Rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia, causando a interdição do tráfego no sentido Campinas. O trânsito foi desviado  no km 129 para dentro do município de Paulínia, enquanto no sentido Cosmópolis, o fluxo de veículos continuou normalmente.

De acordo com informações, o motorista perdeu o controle da direção, invadiu o acostamento, destruiu parte do guard rail e tombou o veículo a poucos metros da ponte sobre o rio Atibaia, principal manancial que abastece a cidade de Sumaré. O caminhão transportava 1.460 botijões de gás vazios e havia acabado de sair de uma distribuidora em Paulínia, com destino à cidade de Monte Mor. O acidente ocorreu a menos de cinco quilômetros do ponto de partida.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e acompanhou a ocorrência, confirmando que não havia risco de explosão, pois os botijões estavam vazios e seriam levados para uma empresa para reforma devido ao prazo de validade. Alguns botijões ficaram espalhados pela pista e outros foram parar na canaleta de água no canteiro central. A interdição da rodovia no sentido Campinas causou lentidão em algumas ruas de Paulínia em determinados momentos.

 A empresa responsável pelo caminhão realizou o transbordo da carga e, posteriormente, a Concessionária fez o destombamento do veículo, com a utilização de dois guinchos pesados. A pista foi liberada um pouco antes das 2 horas da madrugada desta segunda-feira (8/7).

O motorista sofreu ferimentos moderados e foi socorrido ao Hospital Municipal de Paulínia (HMP), onde foi constatada uma lesão na coluna e um corte na cabeça. Após receber alta, ele responderá criminalmente por dirigir sob influência de álcool, pois o teste do bafômetro indicou 0,77 mg/L. No Brasil, dirigir com uma concentração de álcool entre 0,05 mg/L e 0,33 mg/L é uma infração administrativa. Acima de 0,33 mg/L, é considerado crime de embriaguez ao volante. O motorista cedeu uma amostra de sangue para contraprova e responderá ao processo em liberdade.

 

Matéria corrigida às 11h18, desta segunda-feira, dia 8.