quinta-feira, junho 13, 2024
InícioDestaquesRodovia Prof. Zeferino Vaz recebe desvio no Km 134 sentido Paulínia/Cosmópolis

Rodovia Prof. Zeferino Vaz recebe desvio no Km 134 sentido Paulínia/Cosmópolis

A rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia recebe a partir desta sexta-feira, dia 19, um desvio no quilômetro 134, sentido Paulínia/Cosmópolis, para a implantação de acostamento no dispositivo, o que não existe atualmente. A informação é da Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro.

Além do alargamento, a estrutura do dispositivo também será reforçada, com a implantação de duas novas vigas de sustentação e da utilização de fibra de carbono, material sete vezes mais resistente que o aço.

Com a medida, o tráfego da pista norte, sentido Cosmópolis, ficará bloqueado e os motoristas serão desviados para a pista sul, no lado oposto da via. A medida é necessária para a continuidade das obras de modernização da ponte existente no local.

“Trata-se de uma modificação importante e após as obras, a ponte no sentido norte vai atender a todos os padrões atuais de segurança”, explica o engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Lemos. Ele esclarece ainda que o dispositivo da pista sul já está de acordo com as exigências atuais, por se tratar de uma construção mais nova.

As obras estão previstas no cronograma de intervenções definido pela Concessionária junto à Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em março deste ano.

Os motoristas que desejarem mais informações poderão entrar em contato com a Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) atende 24 horas e a ligação é gratuita.

Desvio
Por conta dos trabalhos, os motoristas que seguem pela pista norte da rodovia Prof. Zeferino Vaz terão um desvio na altura do km 134 e passarão para a pista sul, onde haverá uma faixa à disposição em cada sentido da via. O desvio será implantado por cerca de 1,5km, até o km 135,5, pouco antes da praça de pedágio.

A separação do tráfego ocorrerá por meio de balizadores. Todo o local receberá sinalização especial para evitar o risco de acidentes. Outra medida adotada será a redução da velocidade, que passará a ser de 40 km/h no trecho em obra.

“Nós entendemos que os motoristas podem não gostar das modificações, mas tudo ocorrerá por um tempo curto e determinado. As obras são para a ampliação das condições de segurança, por isso contamos com a compreensão dos usuários”, ressalta o coordenador de tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez.

Além da implantação dos balizadores e da sinalização especial, haverá a instalação de displays controladores de velocidade e um painel de mensagem variável (PMV) para alertar aos usuários a respeito da mudança. O desvio no local será válido até o término das obras.