Início Destaques Saúde de Paulínia vai mapear nível de infestação do Aedes aegypti nos...

Saúde de Paulínia vai mapear nível de infestação do Aedes aegypti nos bairros

Agentes da Unidade de Controle de Vetor da Secretaria Municipal de Saúde estarão, a partir desta segunda-feira, 20, visitando imóveis em vários bairros da cidade para realização da ADL (Avaliação de Densidade Larvária). A ADL é uma pesquisa que tem como objetivo medir o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Moradores devem ficar atentos à identificação do agente, pelo crachá, e acompanhar a vistoria no imóvel. Estão programadas visitas em 1.200 residências, comércios e terrenos baldios para essa pesquisa, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

Durante as visitas são feitas buscas de possíveis criadouros, coleta de amostras, eliminação de focos e orientações sobre o controle do mosquito. A escolha dos locais a serem visitados é feita por sorteio, dentro de metodologia aplicada em todo o País, em função da densidade populacional e do número de imóveis. O resultado é o índice de infestação do mosquito.

O mapeamento rápido apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões da cidade, o que permite à Prefeitura elaborar novas estratégias de combate ao mosquito nas áreas consideradas mais críticas e definir atividades de prevenção e controle a serem adotadas nos próximos meses.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Como identificar
Os agentes de endemia da Secretaria Municipal da Saúde usam camiseta branca ou jaleco. Todas as peças, assim como o crachá de identificação, levam a logomarca da Prefeitura de Paulínia.

Em caso de dúvida, é possível pedir a identificação do profissional e ligar para o 3874-3382 para checar se ele é um agente de endemias. A Secretaria de Saúde tem a lista de todos os profissionais.