Início Destaques Saúde intensifica ação de combate ao mosquito Aedes aegypti neste início de...

Saúde intensifica ação de combate ao mosquito Aedes aegypti neste início de semana; confira os bairros

 A Prefeitura de Paulínia realiza nos dias 2, 3 e 4 de maio, uma ampla força-tarefa com foco na eliminação de mosquitos adultos e larvas do Aedes aegypti, Zica e Chikungunya, além de conscientizar a população do perigo da dengue.

A força-tarefa, com visitas em domicílios e em pontos estratégicos do município acontecem sempre a partir das 5h30, no dia 2/5, em áreas do bairro São José, no dia 3/5, no Parque dos Jequitibás I e II, Vila Nunes, Morro Alto e Bom Retiro, e no dia 4/5, no João Aranha e Santa Terezinha.

Em março, a cada 100 imóveis vistoriados no município, 5 continham recipientes com larvas do mosquito da Dengue. Dentre as ações promovidas, estão visitas periódicas em imóveis comerciais e residenciais, busca ativa de sintomáticos e eliminação de criadouros. Também são realizadas ações educativas para sensibilização da população.

O objetivo é o controle larvário com o uso de larvicida biológico, bloqueios de transmissão, eliminação manual de criadouros, nebulização de inseticidas com máquinas de nebulizações veicular e costal e atendimento às solicitações de munícipes.

O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Unidade de Controle de Vetor.

É importante ressaltar a necessidade de a colaboração da população ficar alerta e adotar medidas práticas que impeçam formação de pontos de água limpa parada, dentro de casa, no quintal e a exposição de objetos que podem contribuir para a proliferação de mosquitos.