Um tanque de óleo combustível na Refinaria de Paulínia (Replan), a 119 quilômetros de São Paulo, pegou fogo na manhã desta terça-feira (17/12), lançando uma densa fumaça preta na atmosfera. A empresa disparou o alarme e o incêndio foi controlado em 10 minutos pelas brigadas de combate da refinaria.
Não houve feridos, mas alguns trabalhadores chegaram a inalar a fumaça e foram encaminhados ao departamento médico. A fumaça era vista pelos motoristas que trafegavam pela rodovia Professor Zeferino Vaz – SP-332 e em alguns pontos, a quilômetros de distância.
O incêndio ocorreu em um tanque que estava em manutenção, na unidade de Transferência e Estocagem (TE). O setor opera os tanques e dutos que abastecem e interligam as unidades da refinaria.
A unidade também é responsável pelos dutos que trazem petróleo para refinar e levam produtos para terminais, fora da Replan.
O Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro Unificado-SP) está buscando informações junto aos trabalhadores e à empresa sobre as possíveis causas do incêndio.
Por volta das 11h30, a assessoria de imprensa da Petrobras emitiu a nota abaixo: