sábado, julho 20, 2024
InícioCidadesTemporal atinge Paulínia e cidades da região nesta tarde de sábado, 7

Temporal atinge Paulínia e cidades da região nesta tarde de sábado, 7



As fortes chuvas que atingiram Paulínia e cidades da região na tarde deste sábado (7) causaram formação de alagamentos em alguns pontos e elevação dos níveis de rios e córregos. O pico de chuva durou 30 minutos ininterruptos com até forte intensidade, acompanhados de raios, e eventuais rajadas de vento.

Em Paulínia algumas ruas apresentaram pontos de alagamentos. Semáforos desligados e cruzamentos foram fechados pelos agentes de trânsito. Campinas, Sumaré, Hortolândia e Americana também registraram estragos. A 1ª Festa Sabores do Nordeste de Paulínia que acontece hoje e amanhã (8) foi cancelada.

As simulações atmosféricas mais recentes indicam um final de semana chuvoso na região de Campinas, o que inclui Paulínia. Os maiores volumes devem ocorrer entre a tarde do sábado (07) e a manhã da segunda-feira (09). Risco de chuva forte em alguns momentos.

O início da tarde segue com forte calor e provocou, sensação de abafamento e termômetros que já registraram temperatura média de 31°C, mas atingiram os 33°C no final da manhã de hoje.

Ao longo de todo o fim de semana, as temperaturas serão mais altas e, com isso, há condição para queda de raio e granizo durante as pancadas de chuva.

São esperados expressivos volumes de precipitação, que em conjunto com o solo encharcado, elevam o potencial para transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco e quedas de árvores.

A Defesa Civil Municipal permanece atenta e caso necessário divulgará informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Recomendações
A Defesa Civil do Estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.