Início Notícias Ambiente Temporal com ventos fortes provoca queda de árvores e destelhamento parcial de...

Temporal com ventos fortes provoca queda de árvores e destelhamento parcial de casas e empresas em Paulínia

  
O temporal que atingiu a região na tarde desta quarta-feira (15) provocou quedas de árvores em Paulínia. Para os próximos dias, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para tempestades e rajadas de vento intensas entre sexta (17) e domingo (19). 
 
Em 20 minutos, Paulínia registrou ventos de 42 km/h e, pelo menos, quatro quedas de árvores, que ocorreram nos bairros Fortaleza (uma), Parque da Represa (uma) e São José (duas), além de outdoors destruídos e casas e coberturas de empresas destelhadas parcialmente.
 
Os ventos ainda derrubaram a estrutura de um evento montado para o show da dupla sertaneja João Bosco e Vinícius e danificaram um automóvel. O evento, montado em frente ao Teatro Municipal, teve que ser cancelado. De acordo com a Prefeitura, 4 pessoas foram com seus próprios veículos até o Hospital Municipal de Paulínia – HMP. Todas com ferimentos leves, atendidas e liberadas em seguida.
 

ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL DO ESTADO

Em caso de fortes chuvas e ventos, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil, que funciona 24 horas, pelo telefone 199 ou (19) 3874-1516, para informar das ocorrências como locais com alagamentos, árvores que tenham caído, imóveis danificados por chuva ou vendaval e outras situações de risco causadas pelas intempéries.

Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.

Cuidado com as fakes news, busque sempre os canais oficiais da Defesa Civil por meio do @defesacivilsp e agora também pelo canal do WhatsApp, por meio do link https://whatsapp.com/channel/0029Va82eMo2f3EKUyTC6822