Início Notícias Cidades TRT-15 promove 19º Congresso Nacional em Paulínia

TRT-15 promove 19º Congresso Nacional em Paulínia

Com mais de 1.200 inscritos no evento, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promove no Theatro Municipal de Paulínia, a 19ª edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, trazendo como tema central o futuro do trabalho em tempos de indústria 4.0.

O Congresso, que acontece desde ontem (quinta-feira, 06/06) é organizado pela Escola Judicial da Corte (Ejud), e reúne renomados especialistas do Brasil e do exterior que colocam em pauta temas como o impacto do trabalho do futuro na saúde mental dos trabalhadores, as incertezas que cercam o futuro dos sindicatos, as novas formas de solução de conflitos, o trabalho rural no século 21 e o futuro do contrato de trabalho. Tudo na busca de deflagrar o debate acerca de como vão ser as relações entre patrões e empregados, e mesmo as relações que excluam o vínculo tradicional de emprego, em tempos de indústria 4.0.

“Se, ao longo da história, assistimos às muitas mudanças que revolucionaram a economia mundial, políticas públicas e privadas e sociedades inteiras, se, por conta dessas mudanças, novos paradigmas foram impostos às relações capital-homem-trabalho, e se os grandes avanços tecnológicos alteraram a lógica da prestação do labor e da busca do direito, por que não nos anteciparmos às reflexões e indagarmos: o que queremos para o amanhã? De que forma o queremos? O que e como faremos para apaziguar as novas relações impostas pela modernidade? Como dizer o direito novo nas próximas décadas?”, disse durante a abertura do evento a presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes.

Nesse processo, uma das protagonistas será a Justiça do Trabalho, advertiu a desembargadora Gisela Moraes. “Nada pode ser construído, nada pode ser alcançado, nada pode ser efetivado sem a atuação da Justiça do Trabalho, instrumento essencial na pacificação e resolução dos conflitos das relações trabalhistas. É na Justiça do Trabalho que empregado e empregador encontram a necessária segurança jurídica para o desenvolvimento e crescimento de suas atividades.”

O evento, que conta com tradução simultânea em libras, e o material de apoio foi distribuído em sacolas produzidas com material reciclado, termina nesta sexta, 07/06, com a Cerimônia de Encerramento marcada para às 18h.

Representatividade
Fizeram companhia à desembargadora Gisela Moraes na mesa de abertura do Congresso o ministro Luiz José Dezena da Silva, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o prefeito interino de Paulínia, Antônio Miguel Ferrari, a diretora da Escola Judicial do TRT-15 (EJud-15), desembargadora Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, o presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, Marcos Bernardelli, o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Leme Filho, do Tribunal de Justiça de São Paulo – representando o colega Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente da Corte -, a diretora do Fórum Trabalhista de Paulínia, juíza Claudia Cunha Marchetti, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Maria Stela Guimarães De Martin, que também representou o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Curado Fleury, os presidentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juíza Noemia Porto, e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, juiz César Reinaldo Offa Basile, os presidentes das Subseções da OAB de Paulínia, Dauro de Oliveira Machado, e de Campinas, Daniel Blikstein, o coronel do Exército Cláudio Boaventura Martins, comandante da Base Administrativa da Guarnição de Campinas da 11ª Brigada de Infantaria Leve, representando o comandante da Brigada, general Luís Cláudio de Mattos Basto, o coronel PM José Ricardo Trevisan Arantes, comandante do Policiamento do Interior 2, que também representou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Marcelo Viera Salles, e o delegado-chefe da Polícia Federal em Campinas, Edson Geraldo de Souza.

COMPARTILHAR