
A UBS Jardim Amélia, em Paulínia, foi reinaugurada nesta sexta-feira (9) após passar por uma ampla reestruturação física e mudanças no modelo de atendimento. A unidade, que atende cerca de 10 mil moradores, passou a operar dentro do programa “Acolhe Paulínia”, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as mudanças realizadas estão a reorganização dos ambientes internos, melhorias na acessibilidade, manutenção de salas de curativos e vacinação, reforma da farmácia e ampliação da estrutura odontológica, que agora conta com três consultórios.
A proposta do “Acolhe Paulínia” segue os princípios da Estratégia de Saúde da Família (ESF), modelo adotado pelo SUS para fortalecer a atenção básica e o acompanhamento contínuo dos pacientes.
Segundo a Prefeitura, o novo sistema reduziu o tempo de espera para atendimento. A expectativa é que o primeiro acolhimento ocorra em até 24 horas e que o paciente seja atendido por um profissional de saúde em no máximo 72 horas.
Outra mudança foi a divisão dos pacientes em equipes identificadas por cores. O objetivo é permitir um acompanhamento mais próximo e personalizado, com foco em prevenção e acompanhamento contínuo das famílias atendidas pela unidade.
Para adaptar o novo formato, os consultórios médicos e de enfermagem foram reposicionados lado a lado, facilitando a integração entre os profissionais e agilizando o atendimento.
Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Danilo Barros afirmou que o projeto busca fortalecer a atenção básica no município e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Além da UBS Jardim Amélia, o modelo “Acolhe Paulínia” também já foi implantado nas unidades do Monte Alegre e Centro. A previsão da administração municipal é ampliar o sistema para todas as UBSs da cidade até o fim do ano.

