
Com estrutura de 22 toneladas e 42 metros de diâmetro, teto foi montado no solo e acoplado a tanque de grande porte em uma operação inédita no terminal da empresa
A Ultracargo realizou uma operação inédita em seu terminal em Paulínia, interior de São Paulo, com o içamento e acoplamento de um domo geodésico — uma estrutura leve, autoportante e altamente resistente — sobre um tanque de 20 mil metros cúbicos ainda em construção. A operação envolveu a montagem da estrutura de 42 metros de diâmetro e 22 toneladas no solo, posteriormente posicionada com precisão com o auxílio de um guindaste de 600 toneladas.
Executada de forma paralela à construção do tanque, a metodologia inovadora reduziu o tempo de obra e ampliou os níveis de segurança da operação. Composta por módulos de alumínio, a estrutura exigiu apenas encaixes, selantes e parafusos, eliminando a necessidade de soldas e ferramentas rotativas. Essa abordagem também minimizou trabalhos em altura e espaços confinados.
“O domo geodésico apresenta vantagens significativas em relação aos tetos convencionais, como menor custo de aquisição, montagem mais rápida e redução de perdas por volatilização quando usado com selo flutuante”, explicou Rafael Andrade Barbosa, head de Engenharia e Construção da Ultracargo.
Além de ganhos operacionais, a estrutura traz benefícios como menor temperatura interna do tanque — devido à reflexão do calor pelo alumínio —, eliminação de riscos de corrosão e menor necessidade de manutenção. “A operação representa um avanço nos nossos padrões de engenharia e reafirma nosso compromisso com soluções inovadoras, seguras e eficientes”, destacou Leopoldo José Gimenes, vice-presidente de Engenharia e Operações da empresa.
Sobre a Ultracargo
A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que hoje movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa conta com terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário.
Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP), e iniciará em 2025 a operação do novo terminal em Palmeirante (TO).
A Ultracargo, que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, tem posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país. Para conhecer melhor a Ultracargo, acesse https://www.ultracargo.com.br/.