
Em São Paulo, vacina da gripe para crianças entra no Calendário Nacional de Vacinação; proteção contra a influenza passa a fazer parte da rotina de vacinação no SUS e vai beneficiar crianças de seis meses a menores de seis anos
Em Paulínia, a vacinação contra a gripe para os públicos prioritários começou nesta quinta-feira, 3, nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para se vacinar, basta se dirigir à UBS de referência do seu endereço, apresentar um documento com CPF e garantir a imunização. Se você já se vacinou no ano passado, é necessário tomar uma nova dose este ano.
É fundamental que as pessoas incluídas na campanha compareçam aos postos de saúde para se proteger contra o vírus Influenza. A vacina não causa gripe e é essencial para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, como pneumonias. Além disso, previne internações e mortes, protegendo especialmente os grupos mais vulneráveis.
Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, que são imunizados desde 1999, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, o público-alvo da estratégia também é formado por:
✅ Trabalhadores da saúde
✅ Puérperas (até 45 dias após o parto)
✅ Professores e trabalhadores da educação
✅ Pessoas com deficiência permanente
✅ Portadores de doenças crônicas
✅ Caminhoneiros
✅ Trabalhadores do transporte coletivo
✅ Portuários
✅ Forças de Segurança e Salvamento
✅ Forças Armadas
✅ Funcionários do sistema prisional
✅ Pessoas em situação de rua
✅ Trabalhadores do serviço funerário