sexta-feira, novembro 22, 2024
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Varejo das 20 cidades da RMC devem movimentar R$ 837 milhões na Black Friday 2021

 

O varejo nas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) deve movimentar R$ 837 milhões na Black Friday de 2021, tendo em vista o fim das restrições no horário de funcionamento do comércio. As vendas representam 31,6% acima dos R$ 636 milhões vendidos na mesma data em 2020. Apenas em Campinas, estima-se que a Black Friday movimente R$ 440 milhões em vendas, 45% do total comercializado no ano passado.


Embora a Black Friday aconteça no dia 26 de novembro este ano – última sexta-feira do mês – as promoções já começaram a ser anunciadas desde o final de outubro. Este ano, o evento traz novas perspectivas para o comércio, que ainda sente os reflexos das consequências do isolamento social imposto pela pandemia do covid-19. Com as portas fechadas, as lojas físicas buscaram a alternativa do e-commerce para a elevação do nível de consumo.

 

Os produtos mais procurados na Black Friday de 2021 devem ser aparelhos de televisão, smartphones, eletroeletrônicos, vestuário e calçados, brinquedos e videogames. Os descontos devem variar entre 30% a 80%, sendo bastante pesquisados por meio das informações fornecidas pelo e-commerce das empresas.


A avaliação é do economista Laerte Martins, diretor da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). De acordo com ele, o ticket médio de compras este ano deve ser de R$ 630,00, praticamente 5% acima do registrado em 2020. “Haverá grande movimentação nos sistemas de aquisição por “delivery”, “drive thru” e “take away” no consumo de alimentação, principalmente”, acredita. Para o economista, a dinamização do marketplace (vendas online) foi a novidade durante a pandemia, que se incorporou às vendas físicas e propiciou um aumento importante no faturamento do varejo”, explica.


Segundo ele, pesquisas realizadas sobre a intenção de compras na Black Friday deste ano, mesmo considerando a flexibilidade das regras de isolamento social, destacam que 47% das pessoas que pretendem comprar na Black Friday de 2021, farão os negócios pela Internet, contra os 42% que realizaram as compras de forma virtual em 2020, elevando as vendas do e-commerce em 6%.

 

“As pesquisas também indicam que somente 15% dos consumidores realizarão as suas compras nas lojas físicas (4% acima do registrado em 2020) e que 38% pretende realizar as compras tanto presenciais quanto online. Foi analisada ainda a informação de que, 53% dos consumidores disseram que aumentarão a regularidade das compras digitais, e que 75% pretendem manter a atual frequência de compras pela Internet, mesmo que haja o fim das restrições impostas pela pandemia da covid-19.”, diz.


Por essa mudança de hábito do consumidor, acredita-se que é nas vendas digitais que o varejo vai se expandir grandemente na Black Friday, data que deve se transformar na segunda mais importante do ano para o comércio, atrás somente do Natal.