Início Notícias Cidades Vereador Loira é o novo presidente da Câmara de Paulínia

Vereador Loira é o novo presidente da Câmara de Paulínia

Mesa Diretora 2019|2020 – Loira, presidente, Zé coco, vice-presidente, Tiguila Paes, 1º secretário e Marcelo D2, 2º secretário | Fotos: Notícias de Paulínia

O vereador Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC), foi eleito nesta sexta-feira (14/12), durante Sessão Extraordinária, presidente da Câmara Municipal de Paulínia para o biênio 2019-2020. Ele conquistou 11 votos dos 15 vereadores. Para 2019, a Câmara terá um orçamento previsto de R$ 33 milhões.

Loira tem 59 anos, é mecânico, tem quatro filhos e está no segundo mandato do Legislativo paulinense. Ele é empresário no ramo de mecânica e manutenção e emprega 80 pessoas.

A primeira legislatura foi entre 2005 e 2008. Na atual legislatura, integra a Comissão de Justiça e Redação, como secretário. Nas eleições de outubro de 2016, Loira obteve 1.009 votos e foi o oitavo vereador mais votado.

Além do vereador na presidência, compõem o grupo os parlamentares Zé Coco (PV) como vice-presidente, Tiguila Paes (PPS) como 1º secretário e Marcelo D2 (PROS) fica como 2º secretário. A próxima Mesa Diretora tomará posse em 1º de janeiro de 2019.

Em votação aberta o vereador é sorteado e anuncia o seu voto. A eleição da Mesa Diretora é feita por maioria simples de votos, ou seja, mínimo de 8 votos, já que os 15 estavam presentes.

Durante o uso da Tribuna, Loira declarou, durante a sessão, que atuará com as portas do gabinete abertas para a população. “A responsabilidade é grande, temos um dever e a população nos cobra. Assumo o compromisso de trabalhar com transparência e menos burocracia junto aos demais membros do legislativo”.

A chapa 2 registrou quatro votos, formada por Fábio Valadão (PRTB), Fábia Ramalho (PMN), Danilo Barros (PR) e Edilsinho Rodrigues (PSDB).

Ex-vereadores
Os ex-vereadores Francisco Almeida Bonavita Barros, Siméia Zanon, Emerson Eduardo dos Santos (Gordura), Carlos Aparecido Ferrari (Carlinhos Ferrari) e Manoel Aurélio Teixeira Magri (Manoel Magri) prestigiaram a sessão extraordinária ontem. Após a eleição, a maioria fez questão de cumprimentar e registar o momento. Siméia e Bonavita foram vereadores com Loira de 2005 a 2008, na 10º Legislatura. De Cosmópolis, o vereador Élcio Amâncio também presente
a sessão.

Qual a finalidade da Mesa Diretora
A Mesa Diretora funciona como uma comissão que decide sobre os assuntos internos da Câmara. Entre as funções está dirigir os serviços da Casa, propor Projetos de Decreto Legislativo, promulgar emendas à promulgar emendas à Lei Orgânica do Município, propor ações de inconstitucionalidade, fixar o número de vereadores por partido ou bloco parlamentar em cada comissão permanente, declarar a perda do mandato de vereador quando for decretada pela Justiça Eleitoral, entre outros casos, além de autorizar a assinatura de convênios e contratos de prestação de serviço.