Evento acontecerá neste domingo, 26, das 8h às 14h, no estacionamento do Paulínia Shopping; são esperados 300 expositores; entrada e estacionamento para visitantes gratuitos
Os carros da família Volkswagen/Fuscas serão os homenageados do primeiro Encontro de Carros Antigos do Paulínia Shopping em 2020, marcado para o próximo domingo, dia 26 de janeiro, das 8h às 14h. O evento irá reunir colecionadores de Fusca, desde os primeiros montados no Brasil na década de 50, que tinham peças importadas da Alemanha, até os últimos fabricados. Também estarão presentes colecionadores de Kombi, Brasília, Variant e Passat, entre outros modelos de outras marcas.
Promovido pelo clube V8&Cia no último domingo de cada mês, no estacionamento do shopping, o Encontro de Carros Antigos do Paulínia Shopping atrai mais de 300 expositores a cada edição. O evento se apresenta como uma ótima opção de passeio, pois reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.
Além de gerar entretenimento e cultura, o evento possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 2 quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados para à Secretaria de Assistência e Cidadania de Paulínia.
HISTÓRIA
A Volkswagen iniciou sua trajetória na década de 1930, na Alemanha, com o projeto de construção do automóvel Käfer, que ficaria conhecido no Brasil como Fusca. A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto, no tradicional bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nascia ali a Volkswagen do Brasil Ltda.. De lá, saíram os primeiros Fuscas (na época ainda chamados de Volkswagen Sedan) montados com peças importadas da Alemanha. A força de trabalho da época era formada por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan 1.200cc e 552 Kombi).
Em junho de 1956, o governo brasileiro proporcionou condições favoráveis para a instalação da indústria automobilística no país, fixando as bases estruturais para o rápido desenvolvimento do setor. Imediatamente, a Volkswagen decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo.
Em julho de 1970, após atingir os primeiros recordes de produção e vendas, a marca chegava ao primeiro milhão de veículos. Em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas. Em 1973, foi lançada a Brasília, enorme sucesso pela praticidade e amplo espaço interno. O modelo vendeu um milhão de unidades até 1981, quando saiu de linha.
Em 1980, a Volkswagen iniciou a produção da chamada Família BX, composta pelo modelo hatch Gol, sedan Voyage, station wagon Parati e picape Saveiro. O Gol foi criado para cumprir uma missão quase impossível: substituir o lendário Fusca. Apesar das inúmeras qualidades, poucos acreditavam que ele pudesse se tornar o sucessor da antiga paixão nacional na preferência do consumidor brasileiro.
O Gol não só conseguiu como acabou superando o Fusca. Em 1988, foi lançado o Gol GTI, primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico. Em 1993, a marca Volkswagen comemorava 10 milhões de veículos fabricados no País e relançava o Fusca, aproveitando vantagens fiscais oferecidas pelo governo federal (gestão Itamar Franco) para a produção de carros populares.
SERVIÇO:
Encontro de Carros Antigos do Paulínia Shopping
Local: estacionamento do Paulínia Shopping (Rodovia Prefeito José Lozano Araújo, n° 1.515 – bairro Nossa Senhora Aparecida – Paulínia, SP)
Data: 26 de janeiro – domingo
Horário: das 8h às 14h
Site: http://www.v8ecia.net.br/> www.v8ecia.net.br