A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, em uma operação conjunta realizada com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), desmantelou um esquema de fabricação ilegal de placas automotivas destinadas ao mercado clandestino na manhã desta quarta-feira (4.dez.2024).
As investigações, focadas no combate a roubos e furtos de veículos, identificaram empresas que operavam irregularmente na produção de placas, mesmo estando descredenciadas pelo Detran. Entre os estabelecimentos envolvidos estão duas empresas localizadas em Paulínia, a 119 quilômetros da capital paulista.
Durante a ação, foi constatado que uma das empresas estava fabricando placas automotivas sem a devida autorização, utilizando dados falsos inseridos nos sistemas públicos para adquirir materiais controlados. No local, foram apreendidos maquinários, placas prontas e em branco, além de equipamentos utilizados na confecção das placas.
O responsável pelas operações ilegais foi preso em flagrante pelos crimes de inserção de dados falsos em sistemas públicos e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ele confessou que utilizava login e senha de uma empresa autorizada da Grande São Paulo para continuar fabricando as placas de forma clandestina.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Antônio Dotta Júnior, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, afirmou que a operação representa um importante golpe contra o mercado ilegal de placas automotivas, que facilita a clonagem de veículos e a prática de diversos crimes. As autoridades seguem investigando para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
“A ação teve como objetivo coibir a fabricação de produtos usados para mascarar veículos roubados ou envolvidos em crimes e contou com uma verificação minuciosa dos produtos em parceria com o Detran, o que permitiu identificar as irregularidades”, disse o delegado.