Início Site Página 83

Programa Emprega Paulínia tem 32 vagas disponíveis para diversas profissões

O Emprega Paulínia, programa da Prefeitura Municipal, que atua junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 32 vagas em aberto. Os interessados devem procurar o Emprega Paulínia, localizado no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pessoas com cadastro no Emprega Paulínia podem se candidatar à vaga por telefone.

Confira abaixo as oportunidades:

Auxiliar Financeiro – 1 vaga
Assistente de Qualidade – 1 vaga
Nutricionista – 1 vaga
Terapeuta Ocupacional – 2 vagas
Operador de Escavadeira – 1 vaga
Padeiro – 1 vaga
Confeiteiro – 1 vaga
Serralheiro – 1 vaga
Auxiliar de Manutenção Elétrica e Hidráulica – 2 vagas
Marceneiro – 2 vagas
Borracheiro – 2 vagas
Motorista de caminhão – 5 vagas
Estagiário de Farmácia – 1 vaga
Técnico em Instrumentação – 3 vagas
Operador de Telemarketing – 3 vagas
Eletricista Diesel – 1 vaga
Chapista de Lanchonete – 1 vaga
Pizzaiolo – 1 vaga
Consultor de Vendas de Telefônica Móvel e Fixa – 2 vagas

Novos cadastros podem ser feitos a qualquer momento. Os documentos necessários são: CPF, RG, Título de Eleitor, Comprovante de Residência (deve estar no nome do candidato. Se o imóvel for alugado, trazer o contrato) e Carteira de Trabalho.

Mais informações: (19) 3874-5669

Conselho Municipal de Saúde: novos membros são empossados em Paulínia

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde foram empossados nesta quarta-feira (21), durante Reunião Ordinária no A posse no Paço Municipal. Os 20 membros, empossados por meio do decreto municipal n° 8.273/2022, terão mandato de dois anos (2022/2024) e representam, além da administração municipal, os trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

A nova Mesa Diretora, que comandará a Casa pelo próximo biênio é composta por: Amarildo José Soldera (Presidente), Alexandre Camargo Brandt (vice-presidente), Juarez Pires de Sousa (2° Secretário) e Tiago Russo Lara (2° Secretário).

O objetivo básico do Conselho, instituído em 8 de julho de 1991, por meio da Lei Municipal nº 1.407/91, é estabelecer, acompanhar, controlar e avaliar as ações e serviços de saúde de qualquer natureza, como também dos aspectos econômicos e financeiros, constituindo a instância máxima do município.

O Conselho é um órgão deliberativo das ações de saúde do município. A participação efetiva dos trabalhadores e da comunidade em geral, que compõem o conselho é de fundamental importância e contribui, significativamente, para que possamos aprimorar cada vez mais o atendimento à população de Paulínia.

I – Representação das Instituições Governamentais
Alexandre Camargo Brandt (Titular)
Tânia Mara Cunha Romano Capellini (Titular)
Eunice Retroz Bernardes (Titular)
Maria Bernadette Zambotto Vianna (Titular)
Luiz Fernando Bezerra Abuassali (Titular)
Rubens Antônio Fichelli Junior (Suplente)
Josi Pereira da Silva (Suplente)
Bianca Rodrigues Bortoletto (Suplente)
Milene Moreira Mendes (Suplente)
Alexandre Augusto Berni (Suplente)

II – Representantes dos Trabalhadores da Saúde
Tiago Russo Lara (Titular)
Eloisa Helena Zotin Gonçalves (Titular)
Daniela Regina Tavares (Titular)
Valeria Buoro Elicker (Titular)
Célia Aparecida Ferreira Nogueira (Titular)
Danton Garcia Olivares (Suplente)
Leila Augusto Pereira Assis (Suplente)

III – Representantes da Sociedade Civil (Usuários)
Região Centro
Mirian dos Santos Ribeiro (Titular)
Amarildo José Soldera (Titular)
Juarez Pires de Sousa (Titular)
Ryan Henrique de Sousa Carvalho (Suplente)

Região Monte Alegre
Iria Onira da Silva (Titular)
Angélica Cristina Olivato Braga (Titular)
Valdely Barboza Sampaio (Titular)
Edimarães Ramos dos Santos (Suplente)
Ronaldo Santos de Souza (Suplente)
Selma Aparecida Ferreira (Suplente)

Região Planalto
Juscelino Aparecido Rodrigues (Titular)
João Paulo Candido Bruno (Titular)
Antônio Castro Alves Ribeiro (Suplente)
Julia Santos Gaona de Araújo (Suplente)

Região São José
Joilma Mendes de Oliveira Rocha (Titular)
Rosa Maria do Nascimento Rosalino (Titular)
Emerson Araújo Lopes (Suplente)

Mov Paulínia prorroga prazo para troca dos cartões da Terra

A Mov Paulínia, empresa responsável pelo transporte público no município, decidiu prorrogar o prazo para substituição dos cartões Terra utilizados pelos usuários do transporte público. O prazo agora para troca dos cartões antigos é 26 de setembro deste ano. A partir de terça-feira, 27, os cartões da Terra não serão mais aceitos e os créditos serão cancelados.

O cadastro para obtenção do novo cartão deve ser feito no guichê 1 da Mov, localizado no Terminal Rodoviário do Complexo do Rodoshopping, localizado na Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1.551, no bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A relação completa dos novos cartões e dos documentos necessários para troca está disponível no site: movpaulinia.com.br/cartoes-mov

Covid-19: número de casos ativos em Paulínia segue em queda

Os casos ativos de coronavírus em Paulínia seguem em constante queda, conforme mostra o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O documento registrou de 30 de junho a 1° de setembro, 2.754 pessoas confirmadas com coronavírus até esta quinta-feira (15). Em 90 dias, o número corresponde a apenas 2,40% da população.

Desde o início da pandemia, Paulínia já soma 26.910 casos confirmados e 346 óbitos. Os números estão desatualizados desde o dia 2 de setembro, por problema de transmissão ao Ministério de Saúde.

Entre os fatores que também colaboraram para o bom resultado é a vacinação. Atualmente, Paulínia tem 100.199 mil pessoas vacinadas com a 1ª dose, num total de 282.668 mil vacinas aplicadas.

Além disso, os decretos com medidas restritivas, ampliação de testagem e as fiscalizações auxiliaram para a queda de casos ativos. Essas ações, aliadas à prevenção individual, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos, fazem Paulínia cada vez mais segura.

Museu do Ipiranga reabre totalmente restaurado, modernizado e com o dobro da área construída

O público vai conhecer um museu acessível, com elevadores, escadas rolantes, banheiros em todos os pisos e nova área receptiva, além de recursos tecnológicos e de acessibilidade de ponta ao percorrer no edifício histórico as 11 novas exposições de longa duração, que contam com número recorde de itens de acervo restaurados;

Os ingressos serão gratuitos nos dois primeiros meses, mediante agendamento on-line pelo site www.museudoipiranga.org.br; toda sexta-feira, às 10h, é liberado o lote de ingressos de terça a domingo;

 Jardim Francês com suas fontes também passou por restauro, conta com recursos de acessibilidade e tem entrada gratuita, das 11h às 18h;

 Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga da USP reabriu para o público no último dia 8 como um dos mais completos e modernos museus da América Latina. Nos últimos três anos, o museu passou por uma reforma que angariou o maior valor já captado entre a iniciativa privada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O custo da reforma é estimado em R$ 235 milhões – além dos recursos incentivados, que são a maioria, há investimentos privados sem incentivo fiscal e também aportes públicos. Reaberto, o Museu do Ipiranga tem sua área construída dobrada e área expositiva triplicada, além de acessibilidade a todos os pavimentos do edifício, e a recuperação do Jardim Francês e suas fontes. A expectativa é de que a instituição passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.

O Museu disponibiliza o lote semanal de ingressos toda sexta-feira, a partir das 10h, mediante agendamento no site www.museudoipiranga.org.br ou pela plataforma Sympla. Até o dia 6 de novembro, os ingressos serão gratuitos. No dia seguinte, os valores serão equivalentes àqueles praticados por museus públicos, com um dia de entrada franca na semana. O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 11h às 17h, e no mês de setembro, seguirá em esquema de soft opening, com cerca de mil visitantes por dia. Haverá bicicletário e estacionamento para público PCD. O Jardim Francês tem entrada livre, das 11h às 18h.

“De 2013 a 2022, o Museu do Ipiranga enfrentou diversas tarefas difíceis, mas sempre com uma equipe multidisciplinar de especialistas”, conta a diretora da instituição, professora Rosaria Ono. Até 2017, foram realizadas a avaliação e prognóstico do edifício, a retirada de todo o acervo e realocação das obras em reservas técnicas, e a abertura de edital público para escolha do projeto arquitetônico. Em seguida, foi feita a captação de recursos, e as obras foram iniciadas em outubro de 2019. “Desde então, foram menos de três anos, passando por uma pandemia, em que foram realizadas as obras de restauro, ampliação e modernização, incluindo tecnologias de ponta para combate anti-incêndio e medidas de sustentabilidade”, comenta. A acessibilidade foi assegurada em todos os espaços, com a instalação de rampas, elevadores e plataformas elevatórias, além de piso podotátil e mapas visutáteis. O Jardim Francês e suas fontes também foram contemplados.      

Juntamente às obras de restauro e ampliação, foram realizados restauros e inspeções em mais de 3 mil objetos do acervo que estarão expostos na reabertura. Dentre eles, encontram-se 122 pinturas e duas maquetes de grande porte. Algumas obras, por suas dimensões, não saíram do prédio histórico e foram restauradas in loco – é o caso do quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, da maquete São Paulo em 1841, do holandês Henrique Bakkenist, e das estátuas de mármore e bronze.

No Novo Museu do Ipiranga, o público vai se deparar com 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. A exposição de curta duração, Memórias da Independência, estará aberta por quatro meses a partir de novembro. No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do Museu, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, e sobre o próprio museu, suas atribuições e funcionamento.

O novo espaço expositivo abrange todas as áreas do Edifício-Monumento, incluindo espaços antes sem acesso ao público, e outros que não existiam. Desta forma, a área de exposições triplicou, passando de 12 para 49 salas expositivas, o que significa um número recorde de acervos do Museu expostos. O circuito conta com 70 peças multimídia, salas imersivas, espaços interativos e acessibilidade, com cerca de 390 recursos multissensoriais disponíveis para todos os públicos, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos itens do acervo.

 

SERVIÇO

Museu do Ipiranga
Terça a domingo, das 11h às 17h.

Lote semanal de ingressos toda sexta-feira, às 10h, no site www.museudoipiranga.org.br ou na plataforma Sympla.
Entrada apenas mediante agendamento prévio
Entrada gratuita até 6 de novembro, com limite de 4 ingressos por CPF
Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não precisam de ingressos. 
É necessária a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Rua dos Patriotas, nº 20
Grupos e escolas: Os agendamentos começam em outubro pela plataforma Sympla. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail serveduc@usp.br. 

Visitas guiadas: começarão em 2023. 

Como chegar:  
Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada). 

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo). 

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

Apoio: Sympla

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocinadores e parceiros: BNDES, Bradesco, Caterpillar, Comgas, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Shell, Santander, Vale, Banco Safra, CSN, Honda, Raízen, Novelis, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Ultra, Ipiranga, Gerdau, Goldman Sachs, Nortel, Dimensional, B3, Fundação Banco do Brasil, GHT, Rede D’or, Bank of America, Unilever, Too Seguros, Autodesk, Instituto Bandeirantes, Eletromidia, History Channel e UOL.

Shopping de Campinas traz encontro de fuscas e carros antigos

 

Evento vai reunir expositores de carros antigos da região e garantirá atrações para toda a família

 

No próximo domingo, dia 18 de setembro, os carros antigos, tratados como preciosidades por colecionadores, têm um evento exclusivo no Campinas Shopping. Entre Fuscas e muitos outros veículos que fizeram história, são esperados cerca de 500 expositores no encontro que chega à 7ª edição no centro de compras e se consolida com uma programação para toda a família.

“Será um evento para toda família. Vamos manter a tradição dos encontros de carros antigos no Campinas Shopping. Além dos Fuscas, que são presença garantida todos os anos, receberemos clubes de carros antigos de várias marcas de toda a região”, afirma Thaís Sperancini U Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping. Durante todo o evento, são esperados mais de 2 mil visitantes.

Consolidada como um encontro de aficionados por carros, a exposição realizada no Campinas Shopping reúne modelos emblemáticos do Fusca, como a réplica de Herbie, o carro do filme Se meu Fusca Falasse, além de versões mais antigas, fabricadas na década de 1950.


Na linha Volkswagen, o visitante também poderá matar a saudade dos modelos Karmann Ghia, Brasília, Kombi, VW 1600, TL, e de clássicos produzidos por outras grandes empresas automobilísticas, como Galaxie, Opala, Chevette, Maverick, Simca Chambord, picapes dos anos 1960, Jeep, entre outros. “A exposição com Fuscas de várias épocas ao lado de muitos veículos antigos que marcaram época, certamente vai atrair ainda mais a curiosidade do público”, diz Thaís Gomez.


No estacionamento do Campinas Shopping, o evento também é diversão garantida para toda a família, incluindo os pets. “A estrutura vai contar com food trucks, espaço kids, brinquedos infláveis e também com shows ao vivo”, destaca a gerente.


No evento, os expositores que entrarem até às 12h e doarem um quilo de alimento não perecível terão direito à gratuidade de estacionamento. A condição não é válida para Sem Parar e ConectCar. A mostra tem o apoio da União das Equipes e conta com a participação de vários clubes de automóveis antigos do Brasil.

 

SERVIÇO

Exposição de Fuscas e carros antigos

18 de setembro, das 9h às 16h

R. Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas (SP)

www.campinasshopping.com.br

Instagram e Facebook: @campinasshopping

Evento gratuito

Empresa finaliza escritório em Paulínia baseado no futuro do trabalho

Novo escritório administrativo da Boehringer Ingelheim, em Paulínia (SP) | Crédito/Foto: Divulgação

A reforma faz parte de um projeto de reestruturação completo para a estrutura que produz medicamentos e tem previsão para término em 2025  

A Boehringer Ingelheim, referência em medicamentos para animais, inaugurou nesta sexta-feira (16), seu escritório administrativo totalmente reformado dentro da planta de Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo. A nova estrutura foi baseada em pilares fundamentais, que fazem parte da visão da empresa em relação ao futuro do trabalho: tecnologia, conforto e sustentabilidade.

O lançamento fez parte de um grande projeto de revitalização, iniciado em 2021 com o novo refeitório altamente sustentável, e que ainda contará com cinco entregas até 2025. Nos últimos dois anos, já foram investidos R$ 92,2 milhões e, até o final de 2022, a empresa planeja investir mais R$ 56,2 milhões.

Para o diretor da fábrica, Steffen Zeng, a nova estrutura promoverá a colaboração e inclusão, e ajudará a atrair uma força de trabalho altamente qualificada e diversificada. De acordo com o executivo, esses são os principais fatores de sucesso que moldam o futuro da Boehringer Ingelheim.

“Como empresa familiar, a valorização de nossos colaboradores sempre esteve no centro do que fazemos. O cuidado que temos em fornecer as melhores condições para as pessoas que trabalham na companhia é o mesmo que temos na produção de medicamentos que salvam vidas e melhoram a qualidade de vida de tantos humanos e animais. É isso que nos move”, diz o executivo. “Atualmente, mais de 900 pessoas trabalham em toda a fábrica, 100 a mais do que há dois anos, então precisamos pensar em um crescimento sustentável, moderno e inovador”, conclui.

Diversos medicamentos são produzidos em Paulínia, incluindo toda a linha global do NexGard®, antiparasitário para cães e produto mais vendido da divisão de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim no mundo.

Em agosto, a empresa celebrou a produção do tablete 1 bilhão da linha. Além dele, o antiparasitário para ruminantes Ivomec®, sinônimo de tradição, e pastas mastigáveis para equinos, como o Gastrogard® e Eqvalan®, também são produzidos no local.

Marc Hasson, presidente da Boehringer Ingelheim no Brasil, celebra a inauguração: “A inovação está no DNA da empresa, que, mesmo sendo de estrutura familiar e centenária, acompanha a evolução do mundo ao longo dos anos, se adapta e se coloca na vanguarda no processo de modernização dos países em que atua. Esse escritório é parte de um plano ainda maior, muito ambicioso e que colocará o Brasil ainda mais em posição de destaque para os negócios da companhia”.

 

Fábrica mais sustentável

A Boehringer Ingelheim tem como projeto central tornar-se mais sustentável e aliada do meio-ambiente. Para isso, tem diversas iniciativas em andamento para atingir este objetivo, como é o caso do refeitório inaugurado no ano passado e que conta com painéis de energia solar, equipamentos com selo de eficiência energética, sistema de captação de água de chuva e plásticos dos copos substituídos por fibra de bambu.

Steffen Zen detalha os planos da companhia: “Nossa ideia é criar um desenvolvimento sustentável pensando nas próximas gerações. Por isso, todas as decisões que tomamos, são pensadas em como ela vai impactar na saúde das pessoas, na sociedade e no planeta. Entre as nossas ambições, queremos tornarmos neutros em emissões de carbono e reduzir pela metade a utilização de recursos naturais em toda a operação, utilizar somente água da chuva nos banheiros e irrigação de plantas e adquirir energia elétrica de fontes limpas ou renováveis. Tudo isso já está em andamento”.

Prefeitura entrega 41 novas viaturas e 6 motos para à Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Paulínia entregou nesta quarta-feira (14), 50 veículos zero quilômetro para as Secretarias Municipais de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade e Transportes que ajudarão no combate à criminalidade na cidade.

As viaturas são mais uma ferramenta que a Prefeitura oferece para as forças de segurança. O custo total da locação dos veículos foi de pouco mais de R$ 16 milhões por ano. A entrega dos veículos e motos foi realizada em frente ao Paço Municipal.

Para a Guarda Civil Municipal foram destinados 41 veículos, sendo 6 motos Honda XRE 300, 32 camionetes Chevrolet S10 4×4 Turbo Diesel automáticas e 2 caminhonetes Renault Oroch, já adaptados conforme a necessidade de cada divisão da corporação (Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha, ROMU, GOC, CFAP, Trânsito e patrulhamento operacional) e 1 van Mercedez Bens Sprinter 15 lugares com porta automática.

A ação faz parte do “Programa Paulínia Mais Segura”, iniciado em agosto, com a inauguração do CMIP (Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia), que na primeira etapa está monitorando 24 horas por dia 114 prédios públicos, por meio de 1.211 câmeras.

A Defesa Civil recebeu 5 viaturas, sendo um caminhão pipa, três caminhonetes e duas Vans Sprinter e a Secretaria de Mobilidade e Transportes 4 veículos.

O evento contou com a presença do prefeito, Du Cazellato (PL), do vice-prefeito sargento Camargo (Republicanos), 12 dos 15 vereadores, secretários e diretores municipais.

IBGE vai contratar de imediato 12 recenseadores para Paulínia; inscrições terminam nesta sexta

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abriu mais 12 vagas para recenseadores em Paulínia. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 16, e os contratados irão trabalhar na realização do Censo 2022.

A remuneração é por produtividade, com carga horária mínima de 25 horas e a aplicação do questionário pode ser realizada no período noturno e aos sábados e domingos.

Para se candidatar é necessário ter Ensino Fundamental, preencher uma ficha disponível no site https://www.ibge.gov.br/…/34919-2022-19-recenseador… e depois entregar à mesma preenchida na Secretaria de Assistência Social e Proteção à Pessoa, localizada no Paço Municipal, das 8h às 17h.

Caminhão quebra e causa transtornos na entrada da cidade

A quebra de um caminhão, nessa quinta-feira (15/9), na entrada da Cidade, acesso pelo Portal Futurista, causou muitos transtornos aos motoristas, tanto aos que se dirigiam ao Centro de Paulínia ou sentido João Aranha.

O veículo, carregado com galões de produtos químicos, quebrou no semáforo do entroncamento da avenida Armelinda Padula Pietrobon e rua Manoel de Souza Filho, ao lado da Sede da Guarda Civil Municipal, por volta das 17h. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito providenciaram desvios no trecho.

Mecânicos da empresa realizavam o conserto do veículo no local. A fila de mais de um quilômetro chegou ao balão do Condomínio Metropolitan, pois o acesso recebe veículos das rodovias Professor Zeferino Vaz (SP-332) e Dr. Roberto Moreira. Até o início da noite o tráfego permanecia lento no local.